Essa notícia até parece coisa do passado, mas não é. Embora não sejam novos, os chamados 'bailes da pureza' são eventos cada vez mais frequentes, e para espanto geral, já atingem 48 dos 50 estados norte-americanos, além de serem praticados em 17 países. As informações são do Daily Mail.
O assunto foi tratado recentemente por um documentário do programa Nightline Prime, da ABC News, com o objetivo de retomar a discussão sobre virgindade entre jovens. A matéria acompanhou duas famílias que participaram do ritual dos bailes da pureza, nos quais meninas prometem se manterem castas até seu casamento, confiando sua virgindade ao pai.
O evento consiste em uma cerimônia que lembra um casamento, na qual meninas na faixa dos 12 anos ganham dos pais o "anel da pureza", simbolizando votos de castidade. Os pais, por sua vez, prometem "proteger" as filhas. A castidade inclui não beijar até o dia do casamento, bem como qualquer tipo de contato sexual.
Segundo o documentário, em Colorado Springs, onde o baile acontece há 14 anos consecutivos, cerca de 60 pais e filhas costumam participar a cada edição.
O ritual inclui a assinatura de um juramento pelo pai, no qual se promete com Deus a protegera pureza de sua filha. Já as filhas se comprometem, silenciosamente, a viver vidas puras diante de Deus, depositando uma rosa branca em uma cruz, antes de dançar com os pais.
O conceito de promessa de pureza começou nos Estados Unidos nos anos 1980. Adolescentes membros de igrejas fizeram votos de abstinência e começaram a usar anéis para simbolizar seu comprometimento contra a liberação sexual das décadas anteriores e como forma de prevenir o contágio pelo vírus da Aids.