O velho ditado diz que "em briga de marido e mulher não se mete a colher". Mas hoje na prática, com as famílias em constante processo de transformação, já não é bem assim. Muitos casais precisam e têm procurado ajuda profissional para entender e enfrentar os vários problemas decorrentes da vida familiar.
Essa ajuda normalmente vem através de um profissional especializado na área de aconselhamento familiar, que trabalha em contato direto com as famílias e suas dinâmicas.
"O aconselhamento familiar é uma ferramenta profissional que através do estudo de diversas teorias científicas visa ‘ajudar o outro a ajudar-se’, focando nos recursos da pessoa e não nos sintomas", explica Layne Araujo Ribeiro, uma das coordenadoras do curso de especialização em Acompanhamento Familiar oferecido em Londrina pela Pós-Graduação Instituto da Família, da Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA.
A especialização, que abre agora a sua 14ª turma, é voltada para profissionais de diversas áreas, como biológica, social, humana e teológica, além de outras que demandam contato e relacionamento com famílias. Segundo a coordenadora, o curso é focado na resolução dos conflitos relacionais na família.
Infidelidade é tema frequente
A psicoterapeuta relacional Solange Maria Rosset, uma das docentes do curso, aponta para um tema delicado muito presente no dia a dia dos profissionais que atuam com famílias: a infidelidade conjugal.
Solange relata que nos casais com questões de infidelidade existe uma insatisfação não explicitada, nem trabalhada ao longo do tempo. "O conteúdo e as insatisfações variam, mas o mal estar é sempre o mesmo. O profissional só poderá auxiliar de fato, se tiver clareza a respeito do que está acontecendo com o casal", destaca.
Entender o que está por trás do problema, segundo a psicóloga, é o primeiro passo para superar as dificuldades nos relacionamentos. "Quanto antes isso acontecer mais fácil será para o casal conversar sobre o assunto e procurar uma saída, evitando que se chegue à infidelidade".
Além da infidelidade, muitos outros assuntos de grande importância nas relações familiares fazem parte da grade de temas estudados na especialização, entre eles sexualidade, violência na família, comunicação no casal e as técnicas para atendimento e aconselhamento, divórcio e doenças crônicas e terminais.
Serviço:
O curso de pós-graduação em "Aconselhamento Familiar" está com as inscrições abertas e as aulas começam no final de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (43) 3371-0200 ; pelo e-mail [email protected] ou no site www.ftsa.edu.br
A FTSA é reconhecida pelo Ministério da Educação e atua em Londrina há 15 anos, oferecendo também cursos de graduação e pós-graduação e educação à distância na área de Teologia. O Instituto da Família- FTSA é afiliado ao Chicago Center for Family Health, da Universidade de Chicago, e reconhecido pela Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef), como instituto formador em terapia familiar.