Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aos 88 anos

Conheça a história da vereadora mais velha do Brasil

Redação Bonde
01 nov 2016 às 13:53
- Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Dona Maria de Lourdes Beserra de Souza é a vereadora eleita mais velha do país, prestes a completar 89 anos em dezembro, ela está há 12 na Câmara Municipal de Curitiba. D. Lourdes sempre teve interesse pela política, mesmo sendo de uma época em que as mulheres não tinham tanta participação, ela decidiu seguir um caminho que acreditava e, após 30 anos como telefonista e então aposentada, percebeu que não queria uma vida monótona. Resolveu se candidatar e de primeira já conseguiu se eleger.

O resultado embora inesperado por ela, não foi tão surpreendente considerando seu currículo de trabalhos sociais. Ela participou de iniciativas que mantém até hoje, de maneira mais ampla como vereadora. Ela procura certidões de nascimento, casamento e de óbito pelo país inteiro, pois acredita que para haver justiça social e cidadania, os documentos são precisos. Em seu mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ela prioriza a justiça social, defende os direitos dos trabalhadores e pessoas marginalizadas. Ela explica que procura documentos dessas pessoas, porque sem documentação ninguém consegue nada, os direitos só vêm para quem é documentado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

Considerando a época em que nasceu e foi criada, D. Lourdes é otimista ao pensar a mulher na política, mas acredita que as mulheres deveriam participar mais do que o fazem atualmente. Em entrevista à revista TPM ela informou que se sente apoiada pela família, e aos 88 anos, não vê problemas em conquistar as coisas. Mãe de duas filhas - uma falecida - e oito netos, ela não acha que ainda tenha feito o suficiente. Ela se vê como alguém que não se impede de fazer as coisas por causa do tempo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer

(Com informações de TPM)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade