Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Designer cria projeto para destacar mulheres cientistas através da arte

Redação Bonde
01 mar 2017 às 15:47
- Reprodução/Beyond Curie
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Beyond Curie (Além de Curie) - que faz referência a cientista Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Nobel - foi criado pela designer e neurocientista, Amanda Phingbonddhipakkiya e é inspirado em grandes mulheres que fazem parte da história da ciência, mas são pouco conhecidas.

O projeto é a criação de pôsteres bem artísticos desenvolvidos pela designer, que destaquem essas mulheres e seus trabalhos. De todas as áreas da ciência, essas mulheres além de não valorizadas e pouco conhecidas, em sua maioria, desafiaram as expectativas que a sociedade de seu tempo tinha para mulheres em geral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Reprodução/Beyond Curie
Reprodução/Beyond Curie


Em entrevista à revista estadunidense Fast Company Design, Amanda informou que quer dar visibilidade ao trabalho destas mulheres, que as pessoas precisam saber do trabalhos realizado por elas. "Existe um histórico tão rico de mulheres na ciência e poucas pessoas sabem disso", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


"Pesquisando sobre suas histórias, ficou claro para mim que estamos no ombro de gigantes. Elas foram incentivadas a não estudar – por medo de que isso as afetaria enquanto esposas e mães. Mas elas persistiram, e suas histórias são muito inspiradoras. O mundo precisa conhecer seus nomes", completou.

Publicidade


O projeto é sustentado a partir de um crowdfunding, para que a artista consiga criar os cartazes da forma mais criativa e dar um grande destaque a estas mulheres que entraram para a história.


Reprodução/Beyond Curie
Reprodução/Beyond Curie


Reprodução/Beyond Curie
Reprodução/Beyond Curie


São ainda poucos lugares nos quais as mulheres cientistas têm visibilidade, mesmo fazendo cada vez mais parte de descobertas e invenções, as mulheres são ainda muito diminuídas no universo extremamente masculino da ciência. Com tudo isso, a arte e os artistas são grandes propagadores das histórias dessas grandes mulheres.


O filme Estrelas Além do Tempo, por exemplo, que conta a história de Katherine Johnson, cujos cálculos ajudaram e tornaram possível a ida do homem à Lua. O filme sobre Marie Curie que está sendo feito por Marjane Strapi, também é um grande passo para que cada vez mais pessoas possam saber da história de uma mulher inspiradora e pioneira em sua área.

Reprodução/Beyond Curie
Reprodução/Beyond Curie


(Com informações de M de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade