Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo ONU Mulheres

Empoderamento feminino: atitudes que você deve tomar imediatamente para alcançá-lo

Redação Bonde
19 abr 2017 às 14:27
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Empoderamento feminino nada mais é do que dar o poder pessoal às mulheres, enaltecê-las e fortalecer o seu poder pessoal e autoconfiança para que tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas, definir seus próprios objetivos e ter o controle da própria vida.

Mas isso não deveria ser rotina em nossas vidas? Deveria, mas não é.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Infelizmente muitas mulheres ainda têm como hábito duvidar da própria capacidade ou sentirem-se inadequadas, diminuir seu próprio valor ou pensamento, principalmente quando existem outras pessoas ao redor que reforçam esse comportamento. E isso acaba por inibi-las de buscar objetivos que sejam condizentes com o que lhes faz efetivamente felizes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Empoderar mulheres é fortalecer sua confiança interna para que conquistem seu próprio espaço, sem se sentirem culpadas ou diminuídas por fazerem escolhas que atendam aquilo que é realmente importante para elas próprias, porque todo o ser humano tem esse direito. É ter a coragem de ser exatamente quem é, pensar com a própria cabeça, fazer as próprias escolhas e impor respeito por elas, sem se sentir condenada ou julgada por isso. Com isso, mulheres encontram seu próprio espaço e fortalecem seu papel na sociedade em que vivem, garantindo que estes espaços sejam mais colaborativos, sustentáveis e igualitários.

Publicidade


De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento da economia, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças e para o desenvolvimento sustentável.


Cientes dessa importância vital no desenvolvimento sustentável de cidades e nações, a ONU Mulher e o Pacto Global das Nações Unidas lançaram no Dia Internacional da Mulher, em março de 2010, os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que consiste em um grupo de princípios para o meio empresarial oferecendo orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade. Em 1 de dezembro de 2012, mais de 450 CEOs do mundo inteiro assinaram a Declaração do CEO de Apoio aos Princípios de Empoderamento da Mulher, cientes dos resultados consistentes que a prática desses princípios pode trazer para sua organização e todo o seu entorno.

Publicidade


E se você ainda não está no time das empoderada de plantão, listei abaixo quatro atitudes que podem fazer com que você alcance o empoderamento já:


Fortaleça sua autoestima: Infelizmente ainda existe a ideia ultrapassada de que certas posições na sociedade, posições hierárquicas e cargos de liderança não são possíveis a uma pessoa simplesmente pelo fato dela ser mulher. Pessoas esclarecidas entendem que isso não é verdadeiro, mas o paradigma que mulheres são inferiores de alguma forma ainda existe e precisa ser desconstruído. E para isso é fundamental saber seu próprio valor, ressaltando sua autoestima e autoconfiança de todas as formas possíveis, e assim, poder reagir de maneira assertiva mesmo em contextos onde você é estimulada a abandonar seus sonhos e objetivos. Nunca, jamais se convença de que você não é capaz de alcançar algum objetivo simplesmente pelo fato de ser mulher. Conscientize-se de sua força e acredite que viver uma vida alinhada ao que lhe é importante é o melhor caminho.

Publicidade


Aprenda a dizer não: A falta de autoestima e insegurança leva milhares de mulheres a cederem a algo não considerado bom para elas próprias, seja uma oferta de emprego que não queira, mas não consegue negar, seja praticar sexo com o marido/namorado quando não está com vontade, seja emprestar dinheiro para um filho/companheiro/irmão quando não o quer fazer. Dizer sim para algo que não gosta/aceita/tolera é dizer não para si própria e traduz a falta de escolha e também a dificuldade em estabelecer limites. Por isso, valorizar aquilo que te faz bem, o que realmente você quer e está condizente com suas reais necessidades é empoderar-se, e assim ter a liberdade de escolher o que é melhor para si mesma.


Delegue: A mulher não precisa ser multitarefas e atender sozinha as exigências do trabalho, da família e do meio social em que atua. Ela precisa aprender a delegar tarefas e não assumir funções em excesso que irão afastá-la de outras dimensões de sua vida (cuidados consigo mesma, vida social, vida afetiva). Por isso, dividir as tarefas com seu parceiro não pode ser encarado como uma ajuda, e sim como uma distribuição justa de tarefas, pois todos têm a obrigação de contribuir com os afazeres da casa, o cuidado com os filhos, a educação deles, etc. Tenha consciência de que qualquer ser humano tem o direito de ter um tempo para si mesmo, cuidar da saúde, momentos com amigos, praticas esportes, enfim, práticas que façam bem para si mesmo. Isso é muito importante. Muitas vezes a mulher se priva dessas práticas por achar que tem mais responsabilidades em determinadas tarefas do que o companheiro ou as pessoas com quem convive. Você precisa saber que merece cuidar de si.

Não incentive a competição entre mulheres: Sororidade é a palavra que define o apoio mútuo e a empatia entre mulheres, o que as faz mais fortes. A competição advém da falta de confiança nelas próprias e do medo de não serem boas o suficiente, por isso precisam competir entre si. Mulheres confiantes de suas capacidades e conscientes de suas habilidades não têm medo de perder espaço e não precisam sentir-se ameaçadas umas pelas outras, o que garante a sororidade necessária para se unirem em causas que as fortalecerão. Uma mulher confiante é capaz de inspirar outras mulheres a seguirem o mesmo exemplo, e essa é a verdadeira base do empoderamento feminino.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade