Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Especialista explica detalhes sobre a inveja e suas consequências no mundo corporativo; confira!

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
12 jan 2017 às 15:53
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A inveja é um dos sentimentos mais estudados da história da humanidade, com referências desde os filósofos gregos da antiguidade. "A inveja é o início do fracasso, o combustível da competição humana selvagem, anticicatrizante de mágoas, estagnante evolutivo e superparasita megaintoxicante do microuniverso consciencial", é o que explica Eduardo Martins, cardiologista, pesquisador da consciência e autor do livro "Higiene Consciencial – Reconquistando a homeostase no microuniverso consciencial".

Para o especialista, a pessoa invejosa nada mais é do que alguém que ainda não se descobriu, não conseguiu entender suas habilidades e direcioná-las para sua vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Considerado pelo pesquisador um dos agentes mais poluidores da consciência humana, o problema da inveja é as pessoas não identificarem o sentimento e, portanto, não lidarem com isso e tentarem combater isso em seu ambiente mental, deixando que a inveja polua a memória, a consciência e a vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


"Quando uma pessoa sente inveja, ela está dizendo para si mesma que não é capaz e acaba colocando o outro em uma posição superior. Esse sentimento costuma prevalecer no ambiente corporativo, na competição desmedida da vida profissional. Isso mostra que a pessoa não sabe ou ignora seus próprios potenciais, não conhece a si mesma", explica.

Publicidade


O especialista acredita que é mais fácil olhar para fora, para a ‘grama do vizinho’, do que olhar para dentro e entender de onde vêm as questões, porém é necessário que as pessoas confiem em si mesmas de alguma maneira para tomarem decisões e assumirem as rédeas da vida, de profissão e dos valores.


Quando as pessoas olham para fora, a gênese de sua motivação para realizar e mudar as coisas não é autêntica, porque é baseada no outro, na opinião pública, e então, em vista de um problema e um fracasso, elas se tornam verdadeiros invejosos.

Publicidade



Segundo o autor, para combater a inveja é necessário exercer a autovalorização, o ato de assumir que você é a pessoa mais importante do planeta, olhando para o seu lado positivo, o que você tem de bom para oferecer para o mundo e para as pessoas.


"O invejoso vive olhando o que tem de ruim e o que os outros têm de bom. Para superar e dominar a inveja, é necessário inverter esse processo, olhar para dentro de si e ver o que tem de bom, a fim de ajudar na limitação dos outros. É preciso confiar em si mesmo, identificar seu perfil e habilidades para alinhar isso às expectativas, à vida humana, entendendo sempre suas limitações e fazendo o possível para superá-las, mas sem comparar seus resultados próprios com os dos outros".

Para Eduardo Martins, a inveja tem um sentimento irmão que é positivo, chamado de emulação. Na emulação, o centro de controle está dentro da pessoa, que tem confiança, e isso faz com que ela pense no que tem de bacana no outro e isso sirva de inspiração para se dedicar e buscar uma habilidade ou feito específico, sem o sentimento de tristeza frente ao sucesso alheio, comum na inveja


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade