Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Artista local

Fotógrafa londrinense expõe fotos sobre a beleza fora do padrão

Maisa Carvalho - Redação Bonde
14 mar 2017 às 15:04
- Maisa Carvalho/Redação Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fotógrafa londrinense e estudante de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Kimberly Nobille, de 19 anos, iniciou na última semana uma exposição fotográfica no Up Bar, em Londrina. O tema da exposição é a beleza fora do padrão.

A mostra, chamada pela fotógrafa de 'Desdobráveis', faz parte de um projeto que ela idealizou para o Dia Internacional da Mulher há dois anos, mas difere dos outros trabalhos que já fez em anos anteriores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


'Desdobráveis' conta com 17 retratos em preto e branco de mulheres de variadas idades e aparências. Segundo Kimberly, esta exposição reflete seu amadurecimento como fotógrafa e como mulher. "As fotos simplesmente aconteceram, eu estava na rua, abordava algumas pessoas. A maioria eu já conhecia, mas algumas eu fotografei aleatoriamente", conta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Diferente dos trabalhos anteriores, nos quais ela fazia fotos com uma linha mais militante, a exposição atual reflete um trabalho mais artístico. "Eu queria uma coisa mais poética. Então eu li o poema da Adélia Prado, o 'Com licença Poética'. Eu acho que todas nós somos [desdobráveis], acho que é um poema que representa bem todas nós, mulheres."

Publicidade


Maisa Carvalho/Redação Bonde
Maisa Carvalho/Redação Bonde - A exposição 'Desdobráveis'conta com 17 retratos em preto e branco de mulheres com idades e aparência variadas
A exposição 'Desdobráveis'conta com 17 retratos em preto e branco de mulheres com idades e aparência variadas


Desde senhoras, conhecidas, amigas a pessoas que ela parou na rua, as fotos são focadas nos rostos das mulheres, de maneira bem simples, e retratam a beleza natural da mulher. "São mulheres do dia a dia, a beleza natural de mulheres reais, que não cabem em formas."


A estudante explica que a maioria das mulheres fotografadas expressou muita vergonha, principalmente as mais velhas, com medo de expor suas rugas, sua idade. A ideia das fotos é que essas mulheres se enxerguem de maneira diferente, que reconheçam sua beleza natural, que não precisa seguir padrão nenhum, justifica Kimberly.

Publicidade


Maisa Carvalho/Redação Bonde
Maisa Carvalho/Redação Bonde - As pessoas que subiam para o piso superior do espaço, puderam conferir de pertinho a exposição
As pessoas que subiam para o piso superior do espaço, puderam conferir de pertinho a exposição


"A materialização das fotos é o externo se chocando com a subjetividade delas mesmas. Eu quero que elas se enxerguem como poesia. Elas são poesia", afirma a fotógrafa ao falar do que esperava na reação as fotografadas. Como queria provocar surpresa, Kimberly conta que não deixou que as mulheres vissem as fotos após tiradas.


Letícia Ximenes Corrêa, estudante e amiga da fotógrafa, é uma das mulheres fotografadas para a exposição. Ela foi apreciar as fotos da amiga e afirma que no começo sentiu muita vergonha, mas adorou o resultado de sua foto. "Eu me olho no espelho e vejo meus defeitos, aqui não, aqui eu me vejo diferente. Eu não imaginava que seria essa foto. Eu acho que cada pessoa que está ali tem uma beleza diferente, mas é uma beleza. Todas as meninas que estão ali são muito bonitas, é tudo diferente, mas é muito bonito. Acho que isso enfatiza o quanto a mulher é bonita mesmo ela não se achando."


Letícia ainda afirma que já teve muito problema com a própria aparência, mas que ser selecionada para um projeto desse é muito importante. "É gratificante."


Maisa Carvalho/Redação Bonde
Maisa Carvalho/Redação Bonde - Kimberly Nobille, a fotografa londrinense responsável pelo trabalho
Kimberly Nobille, a fotografa londrinense responsável pelo trabalho


Maisa Carvalho/Redação Bonde
Maisa Carvalho/Redação Bonde - A fotógrafa Kimberly e sua melhor amiga, Letícia Ximenes, que foi fotografada para a exposição
A fotógrafa Kimberly e sua melhor amiga, Letícia Ximenes, que foi fotografada para a exposição

A exposição 'Desdobráveis' foi aberta na última sexta (10), no Up Bar, na Av. Juscelino Kubistcheck, 1973. As fotos vão ficar expostas até a última sexta-feira do mês (31). A entrada é gratuita e os retratos podem ser vistos no primeiro andar do espaço.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade