Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bem estar no trabalho

Mulheres na Zâmbia vão poder tirar um dia de folga no período de menstruação

Redação Bonde
24 jan 2017 às 16:19
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Discutir o período menstrual das mulheres pode gerar muitas polêmicas, como por exemplos dores de cólicas menstruais e se essas podem ser consideradas na hora de tirar um dia de folga por doença ou mal estar. Na Zâmbia vai ser permitido às mulheres um dia no mês para descansarem durante o período menstrual.

As mulheres que estiverem sofrendo de dores causadas por cólicas menstruais, vão poder tirar um dia de folga sem apresentar atestados médicos ou avisar antecipadamente sua ausência no local de trabalho. Conhecida como 'Dia das mães' a medida, apesar do nome, pode ser usada por qualquer mulher e as empresas terão que aceitar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em caso de uso indevido do dia de folga - que permite um certo conforto a muitas mulheres que de fato sofrem com o período menstrual - as mulheres podem ser penalizadas, caso pegas em alguma atividade que desminta o dia tirado para descanso e repouso, segundo informações da BBC, elas podem até perder o emprego.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Em todo caso, a medida tem sido muito bem vista no país, já que muitas mulheres sofrem durante o período menstrual. É um avanço, já que muitas mulheres que trabalham em lugares fechados e, principalmente aqueles com a maior parte dos funcionários homens, o uso de ar condicionado.


O fato é que cada mulher reage as dores de cólicas menstruais de maneiras diferentes, este dia de folga pode ajudar no bem estar e até na futura produtividade das mulheres que precisam realmente de um dia de descanso. Como a medida já está funcionando, as empresas não podem recusar o dia de folga, correndo o risco de um processo. Ainda segundo informações da BBC, a medida gerou muitas críticas, inclusive de algumas mulheres, mas é considerada pela maioria um grande avanço para o bem estar feminino no ambiente de trabalho.

(Com informações de Hypeness e BBC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade