Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Círculo social

Pessoas podem contar apenas com quatro amigos de verdade, comprova pesquisa

Redação Bonde
06 mai 2016 às 10:10
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você fizesse uma lista de amigos, com quantos você realmente poderia contar? De acordo com um estudo europeu, uma pessoa pode ter somente quatro amigos íntimos por vez. Cientistas britânicos liderados por Robin Dunbar desenvolveram uma teoria de que o nosso cérebro limita a quantidade de pessoas no nosso círculo social.

A pesquisa, realizada nos anos 1990, mostrou que o número máximo de pessoas nas quais mantemos contato é de 150, que podem ser divididos em níveis de proximidade de 5, 15, 50 e 150. A camada de amigos mais próximos tinha apenas cinco amigos. Ou seja, a escala de Dunhar varia de amigo/irmão que você contaria seus piores segredos a um mero conhecido do trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais recentemente, Dunbar, em outra pesquisa, descobriu que hoje estamos um pouco mais solitários do que estávamos há 20 e poucos anos. A análise foi feita com base em seis milhões de chamadas telefônicas, de 35 milhões de pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


O resultado mostrou que a frequência das ligações entre duas pessoas é a medida da força e da proximidade do relacionamento entre elas. Os números mostram que perdemos alguns amigos se comparado com a pesquisa anterior: 4.1, 11, 29.8 e 128.


O único problema é que essa pesquisa somente leva em conta os amigos que ligam com frequência uns para os outros. A esperança é que em um novo estudo sejam levados em conta o Facebook, Snapchat e outras redes sociais para poder mapear outras formas de interação.

(Com informações de Supertinteressante)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade