Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Superação

Saiba como a depressão pode influenciar em um relacionamento a dois

Redação Bonde
08 jul 2016 às 10:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A depressão é uma doença que faz com que as pessoas se sintam sozinhas e mal compreendidas. Mas será que um relacionamento a dois pode contribuir nessa fase tão complicada da vida? Para descobrir isso, pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Campaign, nos Estados Unidos, coletaram relatos de 135 casais, que tinham entre seis meses e 46 anos de união.

Para conseguir chegar em um resultado consistente, um parceiro não pôde ler o que o outro escreveu sobre a lutra contra a depressão e como ela afeta o amor. As pessoas tinham entre 20 e 83 anos e a maioria mostrou ser bem compreensiva. Confira algumas respostas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Depoimento do marido de uma mulher que tem depressão nervosa: "Com frequência, tenho fortes sentimentos de compaixão e vontade de ajudar a minha esposa. Também sinto muito contentamento e satisfação quando consigo ajudá-la a se sentir melhor".

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Depoimento de uma esposa sobre sua depressão nervosa e sobre sua relação com o marido, que tem depressão de transtorno bipolar: "Meu marido é muito compreensivo, porque nós dois sofremos com a depressão. Nosso amor nos ajuda a lidar melhor com as coisas, já que entendemos as recaídas e os problemas de cada um".

Publicidade


Depoimento de um homem de 27 anos que sofre de distimia (depressão leve crônica) e namora uma moça que não tem transtornos psicológicos: "Entre nós, sentimentos ruins levam a discussões sobre os motivos da tristeza que me abate e o que podemos fazer para melhorar a situação. Isso tira algum tempo que perderíamos com atividades mais românticas, mas trabalhar a tristeza com seu parceiro estreita a conexão e a relação entre o casal".


Depoimento de uma mulher com depressão nervosa e um marido com depressão e transtorno bipolar: "Durante minhas crises, sinto uma conexão grande com meu marido, como nunca tive antes, porque nós entendemos como é difícil as situações pelas quais temos que passar com frequência".

(Com informações de revista Galileu)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade