Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com novas ideias

Saiba como as mulheres estão mudando o empreendedorismo

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
16 mar 2017 às 09:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A luta por igualdade de gêneros no mundo dos negócios está longe de terminar. Apesar disso, já podemos observar algumas vitórias, que não são só das mulheres, mas do mercado como um todo. Hoje as empreendedoras já são metade dos profissionais que optam por um negócio próprio e, apesar do combate diário ao preconceito, em alguns casos, apresentam taxas de sucesso muitas vezes superiores às dos homens.

Há uma diversidade positiva e produtiva na gestão empresarial que só chegou à esfera econômica graças a esse espaço conquistado por grandes empreendedoras. Entretanto, ainda são comuns as notícias equivocadas simplesmente abordando o empreendedorismo feminino pelo lado do clichê e não pela visão do trabalho árduo realizado pelas profissionais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao observar um foco em como é difícil conciliar o trabalho e o ser mãe, quando na verdade essa dificuldade também deveria se estender ao ser empreendedor e pai. Ainda se houve frases prontas como "elas são intuitivas, sensitivas". Colocações como essa são na verdade ofensivas. Ser mãe ou pai, ser intuitivo ou não, não tem nada a ver com ser uma boa profissional. A razão do sucesso das mulheres no mundo dos negócios está justamente nas dificuldades que enfrentaram e venceram, naquilo que as motivou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Foi por terem salários mais baixos que muitas delas abraçaram o empreendedorismo. Em alguns casos, foi pelo combate ao preconceito, que muitas estudaram de maneira muito mais dedicada. Foi pelo simples desejo de seguir um sonho que se observou com atenção e cuidado o plano para conquistar o sucesso de uma empresa. Ser reconhecido por si mesma já é motivador o bastante.

Publicidade


Um fato interessante dessa situação é que alguns teóricos já constataram que as mulheres tem uma capacidade de olhar situações de maneira mais ampla, mas não tão específica, enquanto que os homens as observam de maneira mais focada, mas ignorando o que está em volta. Nenhuma das duas maneiras é superior, são apenas diferentes e para momentos distintos da administração.


O caso é que um mercado saturado de homens tende a criar empresas sem visão ampla, o que gera uma brecha mercadológica para a lógica administrativa típica de uma mente feminina. Isso tem a ver com a formação neurológica e em parte até social. É por isso que cada vez mais empresas mesclam suas equipes entre homens e mulheres, para que ambas as oportunidades sejam aproveitadas.

Isso não muda o fato que muitas mulheres empreendedoras aproveitaram essa situação para apresentar ao mercado algo diferente e com novos potenciais de negócio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade