Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Livre-se deles!

Seis hábitos estressantes que você tem e talvez não saiba; veja como mudar

Redação Bonde
25 mai 2016 às 15:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O estresse é tratado, hoje, como um aspecto quase natural da vida, um efeito colateral esperado nos ambientes das grandes cidades. Mas será que a culpa por todo esse estresse é realmente da sociedade ou será que ele está, antes, dentro de nós mesmos? Será que para combater o estresse é preciso se aposentar e mudar para o campo ou será possível reduzi-lo simplesmente alterando um pouco nosso cotidiano e nossos hábitos? Quer saber como mudar esse panorama? Então conheça seis hábitos estressantes que você tenha e talvez ainda nem saiba:

1. Comparar-se com os outros

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É da própria natureza humana fazer comparações com as pessoas mais próximas. É por isso que muita gente rica e bem-sucedida é infeliz: por viver em um mundo de pessoas ainda mais ricas e bem-sucedidas do que elas. Para não cair nesse ciclo vicioso, experimente comparar-se a si mesmo: como você está em relação ao ano passado, por exemplo? Você está estudando mais, malhando mais, viajando mais, alimentando-se melhor? Lembre-se que seu próprio progresso é o melhor motivador que você pode ter!

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


2. Ter um estilo de vida ruim

Publicidade


Se você está sempre esperando o início do ano para começar a adotar hábitos saudáveis, acredite, só vai ficar pior. Sedentarismo, fumo, dieta desequilibrada, má postura, poucas horas de sono: tudo isso só contribui para um dia seguinte mais estressante, depois uma semana também estressante e assim por diante. Coloque imediatamente em prática o 'projeto de vida' que você sempre sonhou e perceba como um novo horizonte se apresentará à sua frente, junto com uma mudança de hábitos.


3. Pensar nos bons tempos do passado

Publicidade


Você já parou para pensar que não pode mudar e nem voltar para o passado, mas tem pleno poder sobre seu presente e futuro? Pois, então, amargar-se sobre escolhas ruins e cultivar arrependimentos só o deixa mais pessimista. Aquilo sobre o que não se tem controle é assustador, também podendo ser simplesmente inútil. Em vez de olhar para trás, experimente pensar no que você pode fazer hoje e que fará seu dia valer a pena. E não fique só no pensamento, pratique e comece pelas coisas mais simples, como por exemplo, diminuir de cinco para dois cafés por dia e assim por diante.

4. Tolerar pessoas que não seus amigos


Amigos de verdade são amigos para o que der e vier. Mas a realidade é que todos cultivamos algum relacionamento que só nos desgasta e nunca resulta em nada de bom. Evite esse desgaste desnecessário, concentrando-se em passar mais tempo com as pessoas que fazem de você uma pessoa melhor. Selecione seus amigos e pessoas ao seu redor, pois são eles que contagiam o seu humor e comportamentos.

Publicidade


5. Não combater a desonestidade


É horrível testemunhar algum ato de desonestidade e simplesmente deixar passar, não é mesmo? E cultivar a desonestidade também é ruim, especialmente por dois motivos: primeiramente, você se estressa porque tem que lembrar da mentira para manter a versão ou tomar cuidados para não ser pego; e em segundo lugar, porque você perde a confiança nos outros. E pode acreditar: as pessoas mais desconfiadas normalmente são as mais desonestas e, também, bem estressadas. Comunique sempre a verdade, pois ela sempre exige muito menos esforço e conflitos internos.

Publicidade


6. Abraçar a negatividade


Se existe uma coisa que estressa bastante são as companhias negativas, não é mesmo? E o pior é que o que mais existe por aí é exatamente gente que reclama do trabalho, do salário, do chefe, da esposa, dos amigos, do trânsito, dos vizinhos, da cidade e da vida em geral, e não toma nenhuma atitude para mudar. Mas não basta se livrar desse tipo de gente, porque quem mais se estressa com essa negatividade são elas mesmas. E isso também vale para você.


Experimente se concentrar no que você efetivamente pode fazer para mudar o que o deixa insatisfeito, abrindo menos a boca para reclamar do que simplesmente não tem remédio, e sentindo muita gratidão por tantas coisas maravilhosas existem na sua vida. Um exemplo? Em vez de reclamar do trânsito, tente sair mais cedo — ou mais tarde —, usar um outro meio de transporte ou testar novos caminhos. E agradeça por ter seu carro para te conduzir. Reclame menos, agradeça, tome novas atitudes e mude!

* Por Rodrigo Fonseca - fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade