Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não é o fim!

Separação: aprenda como superar as cinco fases do "coração partido"

Redação Bonde*
15 jul 2016 às 15:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca saiu de uma relação com o coração partido? Depois de meses ou anos ao lado de uma pessoa não é fácil encarar que o relacionamento acabou. Esse período doloroso é classificado em cinco fases e é importante estar consciente sobre cada uma delas. Quando sabemos o que está acontecendo conosco e aprendemos como superar cada fase, podemos amenizar o sofrimento ou mesmo acelerar o processo de recuperação.

A princípio é importante saber que cada fase tem seu valor, por incrível que pareça. Se aprendermos com cada uma delas, garanto que você terá aumentado seu autoconhecimento e se tornará uma pessoa melhor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Primeira Fase - Negação

Leia mais:

Imagem de destaque
Horóscopo

Veja o que setembro reserva para seu signo

Imagem de destaque
Eleições

Eleitor tem até 4 de maio para solicitar título; tire dúvidas sobre o documento

Imagem de destaque

Milagre é reconhecido, e Papa João Paulo I será beatificado

Imagem de destaque
Por assédio

Funcionária que denunciou presidente da CBF diz ter pensado que ia morrer


Você está em choque e não imaginava que isso iria acontecer. Você procurou tanto se ligar a alguém e sua conexão se foi com a ruptura do relacionamento. O cérebro simplesmente se recusa a acreditar. Você pensa que não é verdade. Acorda no meio da noite não sabendo o que é real e o que é sonho. Muitos tentam uma reconexão com a pessoa amada de várias formas, transportando para aquele relacionamento a responsabilidade da sua sobrevivência.

Publicidade


Como se ajudar: encarar que é verdade e não se humilhar pedindo para a outra pessoa voltar, pois mais tarde você se arrependerá dessa atitude. Procure amigos verdadeiros. Eles vão ajudá-la a perceber a verdade do que está acontecendo, trazendo você de volta para o chão. Pense: "Aconteceu. Se essa foi a escolha 'dele', vou ter que aceitar, é verdade. Não é um sonho".


Segunda Fase - Dor

Publicidade


Algumas pessoas chegam a ter dores físicas. Muito choro e muita tristeza. Podemos chamar de luto, pois esse tipo de perda também causa sensação de luto. Você pensa que está completamente só e que o mundo poderia acabar para dar fim a sua dor. Nesta fase nos consideramos vítimas da própria vida.


Como se ajudar: procure amigos e cuide de você como se estivesse com uma gripe muito forte. Enrole-se em uma manta. Tome sopa. Fique quieta e permita que as lágrimas tenham o seu percurso se assim quiserem. Delete o telefone dele e tire ele da sua rede social.

Publicidade


Nesta profunda tristeza você pode parar e pensar "O que eu quero de um relacionamento?" Faça o exercício abaixo e escreva cada resposta para você guardar.


Concentre-se e pergunte a si mesma: "O que eu quero encontrar?" Um marido, um companheiro, um parceiro de vida? Alguém que lhe ame e respeite? Que tenha uma conexão sexual e intelectual com você?

Publicidade


"Que tipo de relacionamento quero criar e experimentar junto com esta pessoa? Um relacionamento de amor e parceria? Um relacionamento de paixão e respeito?"


As respostas guardadas serão sua intenção, o que você procura para a sua vida. Uma intenção não é um desejo, mas sim algo que você vai criar.

Publicidade


Da sua dor você vai tirar sua intenção. E baseada nesta intenção você poderá olhar para trás e rever o seu relacionamento. Isso é importante porque muitas vezes deixamos a vida nos levar e nos acomodamos com o que temos. Precisamos ter consciência do que queremos criar.


Terceira Fase - Raiva

Publicidade


Você começa a ver cada detalhe do que passou e sua autoestima começa a se manifestar. Você não consegue segurar sua ira e passa a pensar: "Como pude deixar que alguém fizesse isso comigo".


Como se ajudar: as pessoas pensam que a raiva é um sentimento negativo, mas estão enganadas. A raiva nos movimenta e tem uma energia de ação que pode ajudar na tomada de decisões importantes. Aproveite!


Quarta Fase - Depressão


Nesta fase uma profunda tristeza se instala como se nunca mais pudéssemos ser felizes e a saudade começa a aparecer. Parece que nesse momento ficamos com uma amnésia e só conseguimos nos lembrar dos bons momentos.


Como se ajudar: procure amigos para levá-la de volta à realidade e fique forte, baseada na sua intenção e na sua declaração.


Faça uma limpeza energética na sua casa. Tire as fotos de você juntos. Coloque longe de você e, se puder, fora da casa. Se desfaça de cartas, lembranças, objetos e roupas, de tudo que lembre o seu relacionamento com essa pessoa.


Vá ao cinema, jante fora com amigas, ocupe-se e caia na cama exausta à noite. Faça exercícios diários, pois a liberação da endorfina ajudará muito no seu bem-estar, diminuindo sua dor.


Quinta Fase - Resiliência


"E quando a lagarta pensou que o mundo tinha acabado... Ela virou borboleta". Você sabe tudo o que a lagarta passa para chegar ao casulo, o quanto ela sofre até poder sair dele. É um processo de recuperação e renascimento. Você já se sente melhor, sabe que aprendeu muitas lições e nunca mais será a mesma pessoa. Agora sabe muito mais sobre você mesma e sobre a vida, e saberá como se colocar melhor na sua próxima relação com alguém.

Como não se machucar: pense que você ainda está se recuperando, por isso cuide-se! Não se exponha muito, não se relacione por carência com a primeira pessoa que aparecer. Vá a lugares onde se sinta bem e não fique indo onde suas amigas acham que você se sentiria bem. Não tenha pressa, você vai chegar lá e será muito feliz no amor. A maior parte das pessoas felizes passou por situações, mas sem elas, não estariam onde estão hoje. (*Por Margareth Signorelli, coach de relacionamentos)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade