Todos sabem que manter a casa em ordem tem reflexo direto sobre nossa qualidade de vida. Porém, inúmeras pessoas têm sérias dificuldades para se desfazer de objetos, roupas, documentos e outras "coisinhas". Que jogue a primeira pedra quem nunca olhou uma peça de roupa sem uso há anos e se perguntou: "Será que eu não vou mais usá-la mesmo?" O ato de guardar objetos é comum a todos os mortais. O que muda é o grau em que cada um de nós somos guardadores.
Para ajudá-la a determinar até que ponto você é um guardador, elaborei um teste rápido. Não tenha medo de testar seu apego às coisas. Você pode se surpreender...
Teste: é hora de jogar fora?
Pense em algum objeto, roupa e acessório que você guarda em casa ou no trabalho e responda SIM ou NÃO:
1. Você usou este objeto nos últimos 2 anos?
2. Ele ainda serve em você ou têm alguma utilidade?
3. Você ainda gosta do objeto tanto quanto gostava quando comprou ou ganhou?
4. Você ainda aprecia o estilo ou design deste objeto, ou seja, ele tem a ver com sua personalidade e estilo atuais?
5. Este objeto é uma recordação familiar, amorosa ou de viagens?
6. Você tem algum motivo legal, prático ou específico para guardá-lo?
7. Você já pensou na possibilidade de que jamais use novamente este objeto?
8. Você se sente confortável e seguro imaginando-se sem este objeto?
9. Você sente mais satisfação em permanecer com o objeto em desuso do que usar o espaço que ele ocupa com um novo objeto?
10. Você já pensou que este objeto pode ser um achado incrível para outra pessoa?
Até 3 respostas negativas (NÃO) - Você é uma pessoa padrão: normalmente descarta o que não usa mais, porém é apegado a alguns objetos.
De 4 a 6 respostas negativas - Você é um guardador: guarda inúmeros objetos mesmo sem ter certeza de que algum dia serão úteis novamente.
De 7 a 10 respostas negativas - Você é um guardador crônico: não consegue se desfazer de quase nada e mantém por anos a fio objetos sem utilidade.
*Por Ingrid Lisboa, para o OZ! Organize Sua Vida
"Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."