Todo relacionamento, mesmo os que aparentemente vão bem, tem seus momentos de crise. Os problemas na vida a dois não são exclusividade de casais infelizes ou que passam por momentos difíceis. Muitas questões que incomodam um ou o outro podem estar presentes no cotidiano do casal e mesmo assim, não são tratadas abertamente. Entretanto, a longo prazo, ficar adiando a discussão de um determinado problema vai gerar desgastes psicológicos à relação. Do ponto de vista feminino, é claro que quem mais erra dentro do relacionamento é o homem (e com certeza eles acham o contrário!). Em concordância com o que pensam as mulheres, a psicóloga americana Gloria Vanderhorst enumerou ao site Hello Beautiful os quatro erros mais cometidos pelos homens no casamento e mostra como é possível superá-los e ter uma relação mais feliz para os dois lados.
Pensar apenas em si mesmo durante a relação sexual
Muito homens desprezam e ignoram que as mulheres precisam sentirem-se confortáveis para ficarem excitadas. Se isso não é um problema para os homens, o corpo feminino funciona de maneira diferente e precisa de mais atenção e de tempo para entrar no clima. Em geral, os homens também pensam que o contato físico é a coisa mais importante, enquanto as mulheres precisam antes sentir uma conexão emocional com eles.
Na próxima vez: deixe o ambiente a meia luz, pergunte à parceira o que ela gostaria de fazer e então se esforce para realizá-la com mais frequência.
Não entender os sentimentos femininos e não ouvir
Ao ouvir qualquer reclamação feminina, os homens logo querem saber como 'resolver' a situação e não escutam de fato o que a parceira quer dizer. Para as mulheres, é mais importante saber que o homem está ouvindo e interessado.
Na próxima vez: ouça a mulher, pergunte como ela se sente e demonstre real interesse pelo que ela diz e não apenas aos fatos.
Assumir o papel de 'rei do castelo'
Consciente ou inconscientemente, os homens se reservam o papel de liderança no relacionamento, quando o casal deveria ocupar o mesmo lugar. Alguns homens não entendem que não precisam sempre mandar em tudo. Trata-se do erro mais grave depois da infidelidade, segundo a psicóloga Gloria Vanderhorst. Uma das maneiras mais comuns de demonstrar isso é fazer compras importantes, como a de um carro, por exemplo, sem consultar a mulher.
Na próxima vez: casamento é democracia e não monarquia. Mostre a sua mulher que está comprometido em discutir questões que afetam a vida a dois, antes de tomar decisões
Não expor seus sentimentos
Muitos homens cresceram com a impressão de que falar sobre seus sentimentos é sinal de fraqueza, o que é um erro. É preciso força e coragem para se abrir, além disso torna a relação mais forte e saudável.
Na próxima vez: fale para sua mulher como você se sente, incluindo coisas que lhe assustam ou preocupam. Ela irá apreciar a atitude e retribuir a confiança e intimidade que foi mostrada. (Fonte: Terra)