Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde e bem-estar

Dia do Ciclista: conheça 5 vantagens de andar de bicicleta

Caroline Knup - Estagiária*
19 ago 2020 às 10:46
- Reprodução/Jcomp/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dezenove de agosto é a o dia nacional do ciclismo. Andar de bicicleta é uma atividade bastante comum em crianças e jovens. Ao alcançar a idade adulta, entretanto, muitos acabam deixando o meio de transporte de lado. Apesar disso, a crença popular diz que, uma vez aprendida, a habilidade de pedalar não é esquecida.


Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o ciclismo voltou como alternativa de transporte e também como fator de fuga de aglomerações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Andar de bicicleta, além de uma excelente atividade de lazer, é uma verdadeira oportunidade para a prática de exercícios físicos. Além dos benefícios físicos, pedalar traz vantagens para o emocional e para o psicológico. De fato, essa é a uma atividade capaz de melhorar a saúde e a qualidade de vida de quem a pratica.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Para sentir os efeitos do exercício não é necessário muito tempo: apenas alguns minutos na semana já são suficientes para notar a melhora no bem-estar físico e mental. E se ainda faltam motivos para que você comece a pedalar, abaixo estão listadas cinco das principais vantagens da atividade. Confira:

Publicidade


Emagrecimento


A perda de peso é, talvez, o benefício mais conhecido por aqueles que pedalam com frequência. O emagrecimento é característico porque a atividade estimula o bom e rápido funcionamento do metabolismo, o que favorece a queima de calorias e de gordura.

Publicidade


Além de observar a queda dos números na balança, você irá notar o aumento de massa magra no seu corpo, já que andar de bicicleta é um exercício de alta intensidade que contribui para a construção de músculos.


Controle da glicemia

Publicidade


O controle da glicemia é um problema comum entre jovens, adultos e idosos. A boa notícia é que o ato de pedalar ajuda o corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é explicado pela alta produção de insulina durante a prática do exercício.


Se você já tiver sido diagnosticado ou tiver pretensão a desenvolver diabetes, pode pedalar para diminuir o risco de desenvolvimento ou agravamento da doença.

Publicidade


Controle da pressão arterial


O ciclistas também contam com outra vantagem: o controle da pressão arterial. Isso ocorre porque a atividade estimula a circulação do sangue por veias e artérias. Com isso, os riscos de doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto do miocárdio ficam reduzidos.

Publicidade


Rejuvenescimento


Os benefícios para a pele e para a saúde também são uma vantagem de pedalar com frequência. Estudos realizados na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostram que a atividade tem impacto positivo no combate ao envelhecimento. Além dos benefícios para a pele, a pesquisa indicou influência da atividade no sistema imunológico, que apresentou melhora ao combater doenças.

Publicidade


Impacto na saúde mental


A rotina do cotidiano pode ser estressante. Para amenizar os efeitos do estresse, uma boa atividade é pedalar. Sintomas de transtornos como ansiedade e depressão também podem apresentar melhora com a prática regular do exercício.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade