Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novas alternativas

Menstruação: Saiba qual o melhor absorvente para cada pessoa

Natalia Perezin - Especial para a FOLHA
29 set 2021 às 09:29
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O material mais conhecido para proteger o fluxo menstrual do meio externo são os absorventes descartáveis. Sua produção teve início no final do século XIX na Alemanha. Apesar de ter sido uma grande invenção que revolucionou a saúde feminina, os descartáveis, tanto externos como internos, necessitam de alguns cuidados para não gerar infecções ou alergias - como escolher os não perfumados e fazer as trocas necessárias ao longo do ciclo menstrual. 


Além disso, o uso desse material causa um impacto muito grande no meio ambiente, já que, segundo levantamento do Recicla Sampa, uma única mulher joga 3 kg de absorvente no lixo por ano. Considerando a média de um ciclo menstrual que ocorre dos 11 aos 54 anos, isso dá mais de 130 kg de lixo gerado. Aproximadamente 90% do produto é feito de plástico e demora 400 anos para se decompor. Eles também não são reciclados e não possuem um destino correto para o descarte, portanto, se acumulam em lixões e aterros sanitários.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi apenas por volta de 2010 que outras alternativas chegaram ao mercado brasileiro e se popularizaram. Em junho daquele ano, foi comercializado o primeiro coletor menstrual 100% brasileiro. Após alguns anos, também surgiu a calcinha absorvente. Todas as opções são reutilizáveis e podem durar anos, dependendo da higienização e cuidado adequado. Por esse motivo, são considerados mais sustentáveis e econômicos em relação aos descartáveis. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda o fenômeno

É possível engravidar ao mesmo tempo de pais diferentes, como personagem de Juliana Paes em 'Pedaço de Mim'?

Imagem de destaque
Nesta quarta

Governo lança primeira fase do Voa Brasil com passagens para aposentados

Imagem de destaque
Empresas podem recorrer

Senacon multa as operadoras Oi, Vivo e Tim por propaganda enganosa sobre 5G

Imagem de destaque
De R$ 79,3 milhões

Após greve nas universidades, Lula anuncia investimentos na UFSCar


Coletor menstrual


O coletor menstrual é feito de silicone, tem formato de "copinho" e é livre de substâncias que podem prejudicar o corpo feminino. Por isso, ele é maleável e totalmente ajustável ao corpo. Ele deve ser inserido na entrada do canal vaginal e coleta todo o sangue menstrual, de modo que não fica em contato com o ar nem com o tecido da calcinha. Para remover, basta apenas puxar pela base e esvaziar o conteúdo no vaso sanitário. 


Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/reportagem/coletor-menstrual-calcinha-absorvente-ou-absorvente-de-pano-qual-escolher-3114394e.html

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade