Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Você lava certo?

10 dicas de como lavar corretamente as roupas íntimas

Redação Bonde com Assessoria
08 set 2017 às 10:17
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você lava suas roupas íntimas do jeito certo? Pois saiba que a maneira como lavamos, secamos e guardamos essas peças pode aumentar sua durabilidade, evitando não só o desgaste do tecido, mas também a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde. Afinal, estamos falando de itens que têm contato direto com as áreas sensíveis do corpo. Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia, sugere alguns cuidados necessários para o processo de higienização das roupas íntimas, mantendo a qualidade e evitando alergias ou irritações à pele. Confira:

1. Separação das peças. Todo processo de lavagem requer esse trabalho. Apesar das peças intimas poderem ser lavadas junto com outras de uso pessoal, é sempre preferível fazer uma carga somente de peças íntimas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2. Produtos. Por apresentar sujidades de origem orgânica, a melhor maneira de lavar as peças íntimas é com detergente alcalino (detergente normal vendido em supermercados), pois ele remove com mais facilidade esses tipos de manchas. Caso seja necessário, pode-se acrescentar um produto bactericida na lavagem – por exemplo, o Lysoform – que ajuda a combater os fungos e bactérias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


3. Lavagem. O mais indicado é utilizar a máquina de lavar com água fria, pois a água quente pode coagular as manchas. Ao fim do processo, deve-se utilizar um amaciante para realinhar as fibras da peça. Para remover todos os resíduos de sabão e evitar alergias, pode-se acrescentar um copo (150 ml) de vinagre de vinho branco no último enxágue antes do amaciante, desta forma suas roupas irão ficar macias e com pH correto evitando coceiras e alergias.

Publicidade


Atenção: Caso opte por fazer uma lavagem mais completa, poderá utilizar o processo de ‘pré-lavagem’ da máquina com água fria e, na sequência, a lavagem poderá ser feita com água morna (± 45°C), utilizando o sabão alcalino e um alvejante à base de peróxido (pó alvejante). Não se esqueça de utilizar o amaciante.


4. Pode lavar no banho? Não há problema em lavar no banho com sabonete, pois o mesmo tem um pH levemente alcalino que ajuda a remover as manchas e sujidades. Mas o ideal é lavar primeiro na água fria para depois lavar na água morna. Não se esqueça de enxaguar bem para tirar todo o resíduo de sabonete para não provocar coceiras.

Publicidade


5. Secagem. Tão importante quanto o processo de lavagem é o modo como a peça irá secar. O correto é não torcê-la. Isso pode danificar o tecido e alargá-lo. Você pode tirar o acúmulo de água das fibras por compactação (amassando a peça suavemente em forma de bolo) e, na sequência, usar uma toalha limpa para retirar o excesso de água. Para estender, utilize um varal comum ou próprio para peças íntimas. Estenda em locais arejados e à sombra, longe do acúmulo de poeira. Uma alternativa para secagem mais rápida é colocar as peças no modo de centrifugação da máquina de lavar.


6. Antes de guardar. As peças íntimas não requerem passadoria, mas não há problema em optar por esse processo. Apenas ajuste a temperatura do ferro de acordo com o tecido.

Publicidade


7. Guardando. Opte por deixar a roupa íntima em uma gaveta separada das convencionais. Para isso, existem organizadores de gavetas, com divisórias ou até caixas com tampas, que evita o acúmulo de poeira.


8. De olho nas etiquetas. Fique sempre atento às etiquetas. Muitas vezes o fabricante sugere algum cuidado específico devido ao tipo de tecido, cor ou modelo.

Publicidade


9. Peças novas. Sempre lave as peças íntimas antes de usá-las, pois como ficam expostas a todo tipo de contato nas lojas, inclusive à poeira, as roupas precisam de uma primeira lavagem para estar aptas ao uso.


10. Lavagem profissional. Para quem tem pouco tempo livre e busca mais praticidade, as lavanderias profissionais já oferecem técnicas e produtos específicos para a higienização da roupa íntima.

Seguindo essas dicas é possível prolongar a vida útil de calcinhas, cuecas e sutiãs e, acima de tudo, cuidar bem da saúde íntima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade