Queixa muito comum entre as mães que tiverem bebê há pouco tempo, a queda acentuada de cabelo é percebida, geralmente, entre o segundo e terceiro mês após o parto e pode se estender por um período que varia de mulher para mulher. Normalmente, uma adulta perde entre 100 e 125 fios por dia, mas nos meses que sucedem o nascimento do bebê, é possível perder até 500 fios no mesmo período.
Depois de passar por uma gestação marcada, muitas vezes, pela aparência incrível das madeixas, onde os fios ficam mais fortes, sedosos, encorpados e crescem muito rápido, as mães se decepcionam com a mudança na qualidade e quantidade dos fios.
Isso acontece por que há uma readequação hormonal nesse período. Depois do parto, a produção hormonal, principalmente, do Progesterona, que prepara o corpo para gravidez e também contribui para a saúde dos cabelos e da pele, começa a voltar ao normal.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Nicole Oliveira do Blog E Agora Gêmeos passou exatamente por isso, seu cabelo começou a cair muito, ficar ralo e sem vida. Com a correria do dia-a-dia da vida de mãe gemelar e a falta de tempo para cuidar dos fios, ela resolveu radicalizar e cortá-lo bem curto, mas isso afetou sua auto-estima. "Busquei soluções para acelerar o crescimento do cabelo, deixa-lo mais encorpado e forte. Apostei em medidas práticas como uso de complexo vitamínico, ingestão de dois litros de água por dia e hidratação capilar semanal. Com esse combo notei uma enorme diferença; além de já estar na altura do ombro, meu cabelo encorpou e ficou mais brilhoso", revela.
De acordo com a nutricionista Gabrielly Vieira do Luminus Hair, outro fator responsável pela queda dos cabelos após o parto é o estresse gerado nesse período. "Para a saúde dos fios voltarem ao normal leva-se um certo tempo devido à grande mudança hormonal e emocional, mas alguns cuidados ajudam a atenuar o processo de queda e melhorar a saúde dos cabelos", explica.