Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Consumo consciente

A ascensão dos brechós e a busca pela moda sustentável

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 out 2019 às 09:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os millennials, a primeira geração de nativos digitais, cresceram e em breve serão a maioria no mercado de trabalho. Isso significa que, tão rápido eles amadureçam, o mercado ganhará um novo dinamismo e um forte senso comum, características dessa turma que nasceu após os anos 1980.

Com uma tendência de condenar a busca por lucro desenfreado, os jovens preferem levar uma vida cada vez mais sustentável, investindo em opções que vão ao encontro de seus ideais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo um artigo recente, publicado pelo New York Times, a mudança de hábitos dos jovens tem provocado reviravoltas no mercado, principalmente no da moda, uma das mais agressivas ao meio ambiente. O segmento de fast fashion, ou seja, aquele representado pelas grandes redes e marcas de departamento têxtil, que ofertam modelos baratos e bastante procurados, tem despertado em consumidores inúmeros questionamentos quanto ao processo de produção e ao descarte de roupas, o que resultou em uma significativa mudança de comportamento dos consumidores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Quem ganhou com essa transformação foram os brechós, que até pouco tempo não possuíam aderência por consumidores e ainda eram estigmatizados de forma bastante pejorativa. Agora, o slow fashion, ou o ato de repassar peças usadas ou de segunda mão para frente, conquistou o público e tem caído no gosto de jovens consumidores.

Publicidade


De todos os tipos, os brechós podem ser voltados para vários setores do mundo da moda, inclusive para os de luxo, com peças exclusivas de grandes estilistas e alfaiates.


Atentas a essa transição, as empresárias Siomara Leite e Danielle Kono, fundadoras do Brechó "Agora É Meu", rede de brechós de luxo, adentraram no ramo confiantes com a tendência que se abre a frente. "Abraçamos a causa por uma moda mais sustentável, que é um movimento que só cresce. Prolongamos a vida das peças que já existem no mercado e que já foram produzidas, ou seja, a roupa mais sustentável que se tem no mercado é a de brechó! Por um preço mais acessível, vendemos um look completo, totalmente alinhado à sustentabilidade têxtil”, destaca Danielle, consultora de moda e co-fundadora da marca.


A forma com que esse tipo de negócio vem se consolidando ganha cada vez mais visibilidade entre os consumidores, resultando no sucesso da rede, que, com menos de dois anos, já começou a franquear.

"Independente da classe social de quem compra, o brechó é uma ótima maneira de ter peças semi-novas e ainda cooperar com a economia e com a moda circular. É um mercado com tanto potencial que é possível explorar e expandir as boas práticas de sustentabilidade para todas as regiões do Brasil. Não queremos somente vender, e sim plantar uma sementinha na cabeça de cada de que é possível se vestir bem com peças usadas”, comenta Siomara. "Para quem está alinhado com tais práticas, o mundo tem soado bastante promissor”, finaliza a empresária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade