Cada tipo de tom de pele tem suas particularidades, por isso, é importante que os cuidados adotados sejam diferenciados para respeitar suas características e mantê-las saudáveis e radiantes. No caso das peles negra e morena vale lembrar que elas não estão isentas de cuidados e tratamentos específicos. Por serem mais resistentes e elásticas – já que possuem maior quantidade de melanina –, elas apresentam vantagens em relação ao envelhecimento, como menos rugas e flacidez.
Por outro lado, podem sofrer com manchas e excesso de oleosidade, por exemplo. Por isso, o ideal é adotar alguns cuidados indispensáveis diariamente, como aplicar o protetor solar, realizar uma boa limpeza e fazer a hidratação. Recomenda-se também esfoliar os pés, joelhos e cotovelos uma vez por semana, para a remoção de células mortas, prevenindo assim o ressecamento. Esses tipos de pele ainda têm mais tendência a ficar esbranquiçados pelo atrito com roupas, sandálias, entre outros, pois a camada córnea (a mais externa da pele) possui menos lipídios e, portanto, perde mais água.
Para manter as regiões ainda mais hidratadas, a dica é evitar banhos muito quentes e demorados – assim, é possível não prejudicar a camada lipídica da pele e provocar o ressecamento –, sabonetes fortes e buchas. Além disso, as peles negras e morenas não estão isentas da necessidade de proteção solar, por isso o ideal é passar filtro todos os dias.