Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Calor deixa pele desidratada e causa micoses e queimaduras

Folhapress
20 out 2020 às 10:04
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No último dia 7, o estado de São Paulo registrou a maior temperatura da história. No início outubro, a capital mediu o segundo dia mais quente. Lidar com o calor requer cuidados para a saúde. Este cenário pode favorecer o aparecimento de micoses e queimaduras na pele, por exemplo.


Segundo Paulo Ricardo Criado, coordenador do Departamento de Medicina Interna da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há doenças que podem ser causadas ou agravadas neste tempo."O calor excessivo pode provocar intensa transpiração e desidratação", explica o dermatologista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A pele desidratada pode ter repercussão sistêmica", complementa Silvana Lessi Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


A especialista explica que a perda de líquido pode levar a boca e olho seco e, em casos extremos, também à insolação. Isso ocorre quando há aumento da temperatura corporal e a pessoa pode ter pele quente e seca, além de desenvolver sintomas como dor de cabeça, náusea e até tontura.

Publicidade


Criado ressalta que se expor ao sol de forma intensa pode levar a queimaduras de vários graus e o agravamento de catapora. Coghi diz que em situações de exposição contínua sem uso de protetor solar, a pessoa pode desenvolver câncer de pele no futuro.


Durante o calor, a médica conta que é muito comum ver o aparecimento de brotoejas (miliárias) em crianças. A inflamação acontece quando a glândula que elimina o suor fica bloqueada.

Publicidade


O coordenador da SBI menciona que pessoas que já tenham tendência para urticária, eczema disidrósico ou dermatite atópica podem ter casos desencadeados pelo aumento da transpiração e pelo calor, causando irritação na pele.


Umidade
Os médicos afirmam que a junção entre calor e umidade também favorece o surgimento das micoses, que são infecções causadas por fungos.
Segundo eles, as micoses aparecem principalmente nas virilhas, entre os dedos dos pés e ainda nas dobras do abdômen.


"O fungo é um bolor que gosta do escuro, úmido e quente para se proliferar", explica o coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Já a dermatologista da rede São Camilo ressalta que a dermatite seborreica, que é uma descamação da pele, também pode aparecer quando há muito suor e abafamento do couro cabeludo, ao utilizar bonés por longos períodos.

Caso sinta algum incômodo na pele ou observe algo diferente do habitual, a pessoa deve consultar o médico para diagnóstico e tratamento adequado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade