Os indesejáveis cravos nada mais são do que poros entupidos de gordura. A pele é recoberta por uma proteína que a protege contra o ressecamento, chamada queratina. O que acontece é que, às vezes, a queratina é produzida em excesso e acaba atrapalhando a saída dos poros. Mesmo com o poro fechado a glândula sebácea continua produzindo gordura, ela então vai se acumulando no poro e formando o cravo. O problema também pode ser agravado como uso de produtos de beleza muito gordurosos. Já a pontinha famosa e desagradável pontinha preta do cravo é resultado da reação de oxidação da proteína (que fica exposta) com o oxigênio.
Apesar de não representarem riscos à saúde, os cravos incomodam visualmente. Mas, tentar removê-los com as unhas, espremendo-os, pode ser perigoso. Isso porque se a pele for ferida (o que é bastante comum) e o cravo não for eliminado por completo, aumentam as chances de inflamação, ou seja, de surgirem espinhas e manchas.
Apesar da aparente dificuldade de remover os cravos, nem tudo está perdido. É possível amenizar - e até se livrar do problema - com receitas caseiras, sem precisar pagar caro por tratamentos estéticos. Veja a seguir o passo a passo para fazer você mesma uma cera removedora de cravos que deixa o nariz lisinho, e o melhor, sem agredir a pele:
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Você vai precisar de:
- 1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem sabor
- 1 colher (de sopa) de leite
- 1 pincel para aplicar a cera
Misture bem os dois ingredientes. No começo a mistura vai parecer granulada, mas continue misturando até obter uma consistência pastosa. Coloque a mistura por 10 segundos no micro-ondas. Use o pincel para aplicar a cera sobre o nariz ou sobre a área afetada. Deixe a mistura agir por 10 ou 15 minutos. Ela só pode ser retirada quando estiver seca e endurecida. Remova a cera com cuidado. Repita o procedimento uma vez por semana.