Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Cinco mitos fitness que atrapalham o desempenho nos exercícios

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 out 2019 às 09:37
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Algumas afirmações relacionadas a exercícios físicos têm sido disseminadas por tanto tempo que, muitas vezes, é difícil pensar que possam estar erradas. Entretanto, essas inverdades estão no imaginário de muitas pessoas e acabam sendo um obstáculo a uma prática esportiva eficiente e que gere resultados.

O ex-jogador de basquete Nick Freer, parte do time de experts do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos com o uso de inteligência artificial, desbanca, de uma vez por todas, cinco mitos fitness que podem enganar e prejudicar quem busca se beneficiar com a prática de exercícios. Abaixo, Freer aponta quais mitos podem atrapalhar os exercícios e por que eles não são verdadeiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quanto mais longo o treino, melhor - Esse é um dos mitos mais difundidos atualmente. Para derrubar essa inverdade, estudos comprovaram que três sessões HIIT de 27 minutos semanais têm os mesmos benefícios aeróbicos e anaeróbicos que cinco sessões de cardio aeróbico de 60 minutos por semana. Tais benefícios incluem mais calorias queimadas e aumento da resistência muscular.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


É por isso que o Freeletics utiliza esta metodologia de treinos em seus planos hiper personalizados, mais curtos e práticos. O objetivo é garantir resultados mais rápidos e certeiros para cada pessoa.

Publicidade


Exercícios com peso corporal não desenvolvem músculos - Outro mito muito comum. Usar o próprio corpo como resistência é um estímulo de sobrecarga para seus músculos, não apenas para ganhar força, mas também massa magra. Os músculos são formados quando fazem mais força do que o comum e, depois, há um descanso para que eles possam se adaptar à carga maior.


Na realidade, não importa como essa força é alcançada. Os ombros não saberão a diferença entre exercício de ombro com pesos ou o levantamento de seu próprio peso em uma barra. Portanto, é possível ganhar massa muscular fazendo exercícios com peso corporal. Nunca se esqueça que o trio boa resistência, nutrição e descanso são essenciais para atingir tal objetivo.

Publicidade


Treino de força não ajuda no desempenho de corrida - Mito também! O treino de força pode melhorar o direcionamento neural, levando a ganhos de desempenho através de um aumento na taxa de desenvolvimento de força (TDF), ou seja, sobre quão rápido a força muscular pode ser produzida. A quantidade de força que pode ser produzida durante o início de uma contração muscular pode ter um grande impacto no desempenho do corredor. A alta TDF dos corredores de elite permite que eles gerem muita força rapidamente, impulsionando-os para frente com mais rapidez, ou seja, eles correm mais rápido.


Para a corrida, só usamos as pernas - Não adianta treinar apenas pernas para ter um bom desempenho na corrida. Os músculos do abdômen são a força estabilizadora na atividade. Eles desempenham um papel importante para manter o corpo ereto e estável durante corridas e tiros curtos. Por isso, para quem gosta de correr, é recomendado dedicar tempo também para trabalhar em seu abdômen, pois sem dúvida levará a um aumento no desempenho e na eficiência da corrida.

Abdominais resultam em abdômen tanquinho - Não acredito nisso, é mito! Está enganado quem pensa que o segredo para um abdômen definido são os exercícios abdominais. Os músculos abdominais já estão segmentados, mas geralmente estão escondidos sob uma camada de gordura corporal. Portanto, a chave para um abdômen tanquinho visível é ter uma baixa porcentagem de gordura corporal, não necessariamente um abdômen super forte. O fortalecimento do abdômen com os exercícios básicos tradicionais não é suficiente, é preciso ser magro o suficiente para que a definição do abdômen fique visível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade