Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Como manter o cuidado com o cabelo durante o verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 dez 2020 às 16:12
- Divulgação/iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sol, mar, piscina e altas temperaturas fazem do verão uma das estações mais esperadas do ano. É só ela se aproximar que os planos de ir à praia, ao sítio ou aproveitar o dia na piscina são traçados. Isso sem falar no desejo do bronze e da marquinha do biquíni na pele. O que não se espera é a necessidade de aumento nos cuidados com o cabelo, que pode ficar ressecado e quebradiço.


Isso acontece porque todos esses elementos colaboram para que os fios percam a força rapidamente, e essas agressões cotidianas causam uma degradação da saúde da fibra capilar. Os riscos são ainda maiores quando os cabelos passam frequentemente por procedimentos químicos, como tintura, clareamento ou progressiva, o que os torna frágeis em qualquer situação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para minimizar as chances de afetar a saúde e beleza dos fios durante o verão, é importante atentar-se a alguns cuidados além dos usuais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Exposição solar

Publicidade


Ao planejar passar o dia inteiro sob a luz solar, é importante ter em mente que das 10h às 16h há a maior incidência de raios UVA e UVB, responsáveis pelas queimaduras na pele e no couro cabeludo. Para proteger os fios, é possível usar produtos capilares com essa proteção ou apostar em um boné ou chapéu.


"Em relação à exposição solar, estudos mostram que a radiação UVA, UVB e luz visível causam alterações na cor e perda proteica da fibra capilar. Portanto, a aplicação de produtos finalizadores que contenham filtro solar na sua composição, assim como o uso de bonés e chapéus, também ajuda a protegê-los”, orienta a dermatologista Andrea Frange, da Clínica Luciana Garbelini.

Publicidade


No entanto, o mais indicado é não se expor diretamente ao sol entre esses horários.


Nutrição para cabelo liso

Publicidade


Por conta da exposição ao sol, sal e cloro, o ideal é manter o cabelo nutrido. Assim, sempre depois do banho de mar ou de piscina, é importante lavar os fios com produtos específicos para o tipo de cabelo – oleoso, seco ou misto –, o que devolverá os nutrientes e preservará a cutícula dos fios selada.


Umectação para cabelo cacheado e crespo

Publicidade


Normalmente, o cabelo cacheado e crespo é mais seco, devido ao seu formato em espiral, que dificulta o trajeto dos óleos naturais produzidos na raiz até as pontas. Assim, o tratamento à base de óleos vegetais deve ser realizado um dia antes da exposição ao sol, mar ou piscina para proteger o fio. O processo irá proporcionar mais óleo aos fios, costumeiramente mais porosos do que os demais.


Banhos de mar e piscina

Publicidade


Para potencializar os cuidados com os fios, uma alternativa pode ser molhá-los com água doce e aplicar um hidratante antes de entrar no mar ou na piscina, já que formará uma película em volta do cabelo.


"Assim que sair do mar ou da piscina, é importante lavar os fios novamente com água doce; caso não tenha acesso fácil, a água de coco é uma boa opção, além de reaplicar um creme hidratante que contenha filtro de proteção solar”, orienta a especialista.

Outro ponto levantado é a temperatura da água, que não deve ficar quente. Assim, talvez possa ser ajustada na bomba para piscina. Caso não seja possível, o ideal é não permanecer por muito tempo com os fios imersos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade