Nove entre dez mulheres perseguem o liso perfeito. E depois de passar horas no salão o que mais querem é prolongar o efeito ao máximo. Porém, é preciso cuidados extras se você pretende que seu alisamento dure por mais tempo. Veja a seguir o que você deve fazer para ter fios lisos, brilhantes e saudáveis:
Cabeça Limpa - Lavar o cabelo todos os dias tira a química do alisamento. Porém, deixá-los sujo é pior: a raiz levanta, enseba e você perde o efeito lisão. Lave a cada dois dias e enxágue bem a raiz para soltar os fios.
Passou, limpou! - Escova simples é aquela história: lavou, acabou! "Ganhe um dia extra do efeito lisão investindo num xampu em spray de lavagem a seco", conta Gil Scawia, cabeleireiro do Nandi Hair, em São Paulo.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Seque bem! - O desejo de quem faz alisamento é deixar os cabelos secarem ao vento. Mas saiba que o ideal é usar o secador, nem que seja só para tirar a umidade. "É que a progressiva é termoativada. O calor potencializa o processo de alisamento", explica Gil.
Escova certa - ter uma boa escova faz toda diferença. A do tipo raquete (quadradona) desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho também ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz. Cerdas unidas e naturais também ajudam a alisar e a dar brilho.
Friozinho bom - Faz escova em casa? Então vai um truque: jogue um jato de ar frio do secador depois de escovar os fios. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho.
Hidratar é o segredo! - Alisou? Tem que hidratar a cada 15 dias! "Qualquer procedimento que muda a estrutura do fio elimina nutrientes. Hidratar repõe o que foi perdido", diz Gil. Lave a cabeça, aplique a máscara (menos na raiz) e faça um turbante com toalha por cinco minutos. Depois, lave bem.
Devagar com a tintura! - Se você pinta o cabelo e ainda faz progressiva, cuidado: é muita química. Use produtos para fios tingidos para protegê-los do desgaste e dê intervalos de 15 dias, pelo menos, entre a tintura e a progressiva.
Chapa quente! - Chapinha é uma maravilha, mas tem restrições. Nada de usá-la por cima do cabelo sujo e muito menos passar óleo e aplicá-la. Vai fritar em vez de alisar! E há uma temperatura certa para cada tipo de fio. Consulte o seu cabeleireiro.
Não toque - Depois do alisamento seu cabelo ficou mais macio do que nunca! mesmo assim, evite ficar passando a mão nele a toda hora. Ainda que sua mão esteja limpa, ela espalha a oleosidade de forma desordenada, deixando o cabelo pesadão.
Liso, mas com balanço! - Você ama fio liso, mas não quer que ele fique chapadão. Após a escova, penteie, passe spray que dê volume e maciez e bagunce com os dedos, puxando os fios para baixo. Pronto!
Olho na raiz - O alisamento começa a morrer pela raiz. Para combater, o cabeleireiro Renato Rodriguez, do Salão Neci Diniz & Equipe, indica não passar condicionador na raiz e secá-la bem quando lavar, pois ajuda a esticá-la e, assim, fica com menos volume.
Amigão do liso - Com os cabelos lavados e antes de secar, invista no leave-in de hidratação profunda, que deixa os fios bem maleáveis, mais coordenados e sem frizz.
Brilho extra - O efeito liso fica ainda mais potente aos olhos quando o cabelo refete a luz. Com ele seco, antes da chapinha, aplique um spray de brilho ou sérum de luminosidade para encorpar os fios e fazer o liso durar mais.
Dupla proteção - O secador ativa o processo das progressivas e é fundamental em toda escova. Mas saiba que vale a pena investir em produtos que protegem o fio do calor. Eles tiram a umidade sem desidratar os fios e formam uma capa.
Shampoo matador - "Prefira sahmpoos sem sal ou específcos para tingidos. Eles são menos agressivos e evitam que a química do alisamento se vá", explica Renato. E passe longe dos antirresíduos, que abrem a cutícula e levam embora ainda mais rápido o alisamento e a coloração.
Lisos ao acordar - Fez escova normal no salão? Na hora de dormir, arme um coque bem fraquinho e prenda com elástico de tecido, que não marca o cabelo. Assim, você não amassa os fios. No dia seguinte, passe só um secador no cabelo, modelando rapidamente para dar movimento.
Dê um tempo - Para ser liso e bonito seu cabelo precisa estar forte. Não o sobrecarregue com progressivas e alisamentos, um atrás do outro. O ideal é dar um intervalo entre os processos. Se você não abre mão dos fios lisos neste tempo, faça escovas semanais simples.
Final feliz - Usar finalizador depois de fazer escova e chapinha impede que a umidade penetre nos fios. Estes produtos são a chave do sucesso, porque o shampoo só limpa, mas os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo. (Fonte: Revista Viva Mais On-line)