Quando o assunto é cabelo não tem jeito, todas as mulheres têm algum tipo de dúvida. O que pode, o que não pode, como controlar o volume, que shampoo usar, quantas vezes por semana lavar, e por aí vai...
Para esclarecer de vez estas e outras questões, os profissionais do salão L`Equipe elaboraram 20 respostas com base nas principais dúvidas apresentadas por suas clientes no dia a dia. O material foi produzido pela Revista Nova. Confira!
1. Como faço para tirar o cheiro de cigarro dos fios?
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Os perfumes para cabelos dão uma disfarçada, mas só funcionam quando o cheiro não está muito forte. Nesse caso, o resultado da mistura dos dois aromas pode piorar as coisas", diz Célia Liberato, do salão L`Equipe.
2. Há algum truque para abaixar os fios arrepiados?
Passe de três a cinco gotinhas de silicone ao longo dos fios. Se o cabelo for muito liso, diminua a quantidade para apenas duas gotas, senão ele pode ficar murcho. Outra opção é recorrer aos condicionadores sem enxágüe (leave-in).
3. Escovar os cabelos deixa os fios mais brilhantes?
Quando você escova, acaba fazendo uma massagem no couro cabeludo. Isso faz bem para o crescimento dos fios, porque ativa a circulação sanguínea. Entretanto, não significa um ganho de brilho. E, em excesso, a escovação pode deixar o cabelo oleoso, uma vez que ela também estimula a produção de óleo.
4. Existe algum jeito de fazer o cabelo crescer mais rápido?
Não. Aquela história de misturar anticoncepcional no shampoo e outras receitas caseiras não têm comprovação científica. Agora, se o seu cabelo está maltratado e quebra com facilidade, ele vai demorar mais para crescer. Resolva esse problema com uma hidratação extra para reestruturar os fios.
5. É possível conseguir em casa uma hidratação bem-sucedida?
Sim. Lave os cabelos com shampoo, enxágüe bem e aplique uma máscara hidratante. "O segredo é separar mecha por mecha e massagear uma por uma, para fazer com que o produto penetre em todos os fios". Deixe agir por vinte minutos e retire. Não há necessidade de usar touca térmica.
6. Tenho o couro cabeludo oleoso e as pontas secas. Como devo tratar meu cabelo?
Você precisa equilibrá-lo. Para isso, adote produtos específicos para cabelos mistos - existem shampoos, condicionadores e cremes de tratamento no mercado. Eles removem a oleosidade da raiz e hidratam as pontas dos fios.
7. Que cuidados devo ter para impedir que os fios se quebrem?
Só penteie o cabelo molhado quando tiver usado condicionador ou creme; não torça nem esprema os fios quando secar com a toalha (enxugue com delicadeza). Se mesmo assim ele continuar quebrando, a causa pode estar na carência de nutrientes. Consulte um dermatologista, que poderá fazer um diagnóstico melhor.
8. Qual a diferença entre pomada, mousse e gel?
O gel é usado para modelar os fios, diminuir o volume do cabelo e ainda proporcionar um efeito molhado. A pomada é indicada para dar acabamento e definir o penteado, por isso deve ser usada nos cabelos já secos. A mousse, quando aplicada nos cabelos úmidos, ajuda a modelar e dá maior volume. Quando espalhada nos cabelos secos, confere uma aparência mais leve e solta ao penteado.
9. Desde que começou a fazer regime, o cabelo de uma amiga começou a cair muito. Por quê?
Uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e minerais faz com que os fios de cabelo nasçam fracos e, conseqüentemente, rompam com maior facilidade. Para os cabelos ficarem lindos, brilhantes e fortes, fique de olho no que come.
10. É verdade que a textura do cabelo muda na gravidez?
Sim. Normalmente, as mulheres com cabelo crespo acabam perdendo seus cachos e os fios lisos ganham mais corpo. Isso acontece por causa do aumento de um hormônio chamado melanotrófico, responsável pela pigmentação, quantidade e textura dos fios. Quando a gestação termina, o hormônio volta às taxas normais.
11. É preciso passar o shampoo duas vezes para o cabelo ficar bem limpo?
Depende. Quem lava o cabelo menos de três vezes por semana deve, sim, reaplicar o shampoo, uma vez que os fios estarão mais engordurados e com maior acúmulo de sujeira. Agora, se você lava com freqüência, uma vez apenas é o suficiente.
12. É verdade que alterações emocionais podem afetar a saúde do cabelo?
O bulbo capilar é prejudicado quando você fica deprimida ou estressada, porque, nessas situações, a quantidade de nutrientes no sangue tende a diminuir. Pode desencadear ainda outro problema: a caspa. Mas ela só aparece se você tiver predisposição genética. Por isso, controle os nervos.
13. Quanto o fio de cabelo cresce por mês e qual o comprimento máximo que ele atinge?
O que determina o crescimento dos fios é uma boa alimentação. Em média, o cabelo cresce 1 centímetro por mês e, se não for cortado, pode chegar a 1 metro de comprimento (um fio de cabelo sadio dura cerca de oito anos).
14. O ar-condicionado danifica os fios?
Sim. Ele deixa o ar mais seco, e isso se reflete no cabelo, que fica frágil e mais ressecado. Neutralize esse efeito protegendo os fios com silicone ou com um condicionador sem enxágüe.
15. Como evitar que meu cabelo arme depois de seco?
Isso acontece com maior frequência quando ele está maltratado, com os fios ressecados e pontas duplas. Portanto, faça hidratação de quinze em quinze dias e não dispense o uso do condicionador. Além disso, prefira desembaraçá-lo enquanto estiver molhado, nunca seco, para evitar o atrito com o pente.
16. Não vivo sem fazer escova. Como proteger os fios da ação nociva do secador?
Antes de secar, aplique um produto que amenize o efeito da alta temperatura no cabelo, como os sprays antitérmicos. Durante a escova, não direcione o jato quente para a mesma mecha por muito tempo, evitando que o calor frite os fios.
17. Qual a diferença entre cortar o cabelo com navalha e com tesoura?
A navalha dá um efeito mais desfiado e ajuda a diminuir o volume. Ela é ótima para os cortes desalinhados, meio desmanchados. Já a tesoura é usada tanto para os cortes retos quanto para os repicados, mas sem eliminar demais o volume.
18. Para que servem os diferentes tipos de escova?
Escovas grandes e redondas, com cerdas em toda a volta, são usadas para alisar cabelos crespos. As de diâmetro menor servem para erguer a raiz dos cabelos lisos ou crespos. As retas, com cerdas só de um lado, têm função dupla: dão movimento e ajeitam os fios sem alisá-los. Prefira as escovas de cerdas naturais às mistas, que possuem pontas de plástico e podem deformar com o calor do secador.
19. Ouvi dizer que pentes de plástico deixam os fios do cabelo eriçados. É verdade?
Se seu cabelo for liso e fino, isso pode acontecer, sim. O plástico é um material que conduz eletricidade e, por isso, ao entrar em contato com os fios, provoca um atrito e faz com que eles se arrepiem. Para evitar o problema, prefira pentes de madeira.
20. Como é possível acabar com as pontas duplas?
Para exterminá-las definitivamente, a solução é apelar para um corte. Para um efeito de emergência, você pode recorrer ao silicone, que gruda as escamas e as pontas duplas - mas isso vai durar apenas até a próxima lavagem. (Fonte: Revista Nova)