Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Rosto em harmonia

Conheça a origem do batom e como combiná-lo com sua pele

Redação Bonde
15 fev 2013 às 09:20
Continua depois da publicidade

O costume de colorir os lábios têm suas raízes no Egito antigo, quando as mulheres, principalmente esposas dos Faraós, tinham o costume de usar pedras semipreciosas em torno dos olhos e dos lábios – como se observa no busto de Nefertiti, a rainha egípcia que viveu cerca de mil anos antes da era de Cleópatra. Na Grécia, no século II, havia uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento e no século VI, na Espanha, só usavam batom as mulheres das classes mais nobres.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A popularidade do batom começou apenas no século XVI, na Inglaterra, durante o reinado da rainha Elisabeth I, quando se criou um padrão de moda nas classes mais elitizadas, em que o ideal era ter a face o mais branca possível e os lábios bem vermelhos.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


No começo do século XX o batom finalmente conquistou todas as mulheres do mundo, ao deixar as classes sociais de lado, quando ganhou o formato atual de estojo e começou a ser comercializado em Paris, em 1921. E por incrível que pareça, só após a Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa começaram a aderir à moda do batom vermelho, esquecendo o preconceito – afinal, era uma cor muito sensual que lembrava as prostitutas e atrizes da época.


Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. Para obter todos esses resultados ao usar o cosmético, é preciso saber escolher bem a cor e, principalmente, qual marca você irá usar para cobrir os seus lábios.


Combine com sua pele

Continua depois da publicidade


Como existe uma variedade enorme de tons, também vale vale a pena conferir quais batons ficam melhores para cada tom de pele. "Se você é clarinha, aposte nos tons de rosa-claro ou levemente lilás, no vermelho suave, dourado e pérola. As morenas podem investir no vinho, uva, vermelho vivo, tons terrosos, cobre, café e dourado. Para as negras, o batom escuro fica lindo. Escolha entre o vermelho fechado, berinjela, uva, vinho, roxo fechado, marrom rosado ou com fundo vinho e chocolate. Já as orientais − que têm a pele amarelada − ficam bem com tons de rosa queimado, vermelho-tomate e alaranjado", aconselha Marcelo Gomes, maquiador das tops Gisele Bündchen e Gianne Albertoni.


No esquema abaixo você confere mais detalhes sobre as cores indicadas para diferentes tons de pele.


Reprodução
Reprodução


Serviço:
Grupo Pura Vida (www.grupopuravida.com.br)


Continue lendo