Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rosto em harmonia

Conheça a origem do batom e como combiná-lo com sua pele

Redação Bonde
15 fev 2013 às 09:20

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O costume de colorir os lábios têm suas raízes no Egito antigo, quando as mulheres, principalmente esposas dos Faraós, tinham o costume de usar pedras semipreciosas em torno dos olhos e dos lábios – como se observa no busto de Nefertiti, a rainha egípcia que viveu cerca de mil anos antes da era de Cleópatra. Na Grécia, no século II, havia uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento e no século VI, na Espanha, só usavam batom as mulheres das classes mais nobres.

A popularidade do batom começou apenas no século XVI, na Inglaterra, durante o reinado da rainha Elisabeth I, quando se criou um padrão de moda nas classes mais elitizadas, em que o ideal era ter a face o mais branca possível e os lábios bem vermelhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No começo do século XX o batom finalmente conquistou todas as mulheres do mundo, ao deixar as classes sociais de lado, quando ganhou o formato atual de estojo e começou a ser comercializado em Paris, em 1921. E por incrível que pareça, só após a Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa começaram a aderir à moda do batom vermelho, esquecendo o preconceito – afinal, era uma cor muito sensual que lembrava as prostitutas e atrizes da época.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. Para obter todos esses resultados ao usar o cosmético, é preciso saber escolher bem a cor e, principalmente, qual marca você irá usar para cobrir os seus lábios.

Publicidade


Combine com sua pele


Como existe uma variedade enorme de tons, também vale vale a pena conferir quais batons ficam melhores para cada tom de pele. "Se você é clarinha, aposte nos tons de rosa-claro ou levemente lilás, no vermelho suave, dourado e pérola. As morenas podem investir no vinho, uva, vermelho vivo, tons terrosos, cobre, café e dourado. Para as negras, o batom escuro fica lindo. Escolha entre o vermelho fechado, berinjela, uva, vinho, roxo fechado, marrom rosado ou com fundo vinho e chocolate. Já as orientais − que têm a pele amarelada − ficam bem com tons de rosa queimado, vermelho-tomate e alaranjado", aconselha Marcelo Gomes, maquiador das tops Gisele Bündchen e Gianne Albertoni.


No esquema abaixo você confere mais detalhes sobre as cores indicadas para diferentes tons de pele.


Reprodução
Reprodução


Serviço:
Grupo Pura Vida (www.grupopuravida.com.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo