Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segredos da juventude

Conheça dez fatores que aceleram o surgimento de rugas

Redação Bonde
10 jun 2013 às 09:41

Compartilhar notícia

Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não adianta fugir! O tempo passa e as rugas vão chegar. No entanto, o envelhecimento da pele não ocorre da mesma maneira para todos, já que pessoas nascidas no mesmo ano podem aparentar idades completamente distintas. Qual será, então, o segredo de quem parece "mais conservado"?

Além das questões genéticas, há uma série de hábitos determinantes para a conservação da saúde da pele. "Tudo o que produz radicais livres leva ao envelhecimento precoce, pois eles destroem as células da pele", explica a dermatologista Angélica Pimenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Portanto, o combate às tão indesejadas marquinhas também depende de você! Veja a seguir a lista dos 10 principais inimigos do rosto lisinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alopecia

'Incentivar mulheres', diz Xuxa sobre implante capilar para lidar com queda de cabelo

Imagem de destaque
Conhece?

Body chain e headpiece são tendências no Carnaval 2025; saiba o que são e veja como usar

Imagem de destaque
Veja a lista

Anvisa proíbe venda de mais 47 pomadas de cabelo

Imagem de destaque
Em 2024

Brasil compra 6 de cada 10 produtos que saem das maquiladoras paraguaias


1. Ficar exposta ao sol por muito tempo sem proteção

Publicidade


Corpo bronzeado já foi sinônimo de beleza. Hoje, sabe-se que a exposição aos raios solares sem proteção – mesmo que seja durante aquela curta caminhada que você faz no horário do almoço – pode ser uma grande vilã para a saúde.


Ao longo dos anos, o sol provoca queimaduras cumulativas, chamadas fotoenvelhecimento. O resultado é a perda de elasticidade da epiderme e o aparecimento de manchas.

Publicidade


Para evitar esses inconvenientes, não há mistério: é preciso usar filtro solar todos os dias! Porém, se você costuma se esquecer de passá-lo, os fotoprotetores orais são uma boa opção. "Mas eles devem ser prescritos por um dermatologista", alerta Angélica Pimenta.


2. Dispensar os óculos escuros

Publicidade


A pele ao redor dos olhos é extremamente fina e, para complicar, essa é uma região em que não se pode passar filtro solar. Então, capriche nos óculos escuros!


É preciso ter consciência da importância do acessório, inclusive, em ambientes claros, mas sem sol. Isso porque, sempre que você aperta os olhos para enxergar algo, cria um vinco que se transformará em um pé de galinha no futuro.

Publicidade


3. Comer mal


"De um modo geral, uma alimentação desequilibrada prejudica o corpo. Mas açúcar, fritura e gordura animal são os alimentos mais perigosos ao metabolismo, pois liberam os radicais livres", diz Angélica. Além desses inimigos, devem ser evitados o fosfato, abundante em congelados, e o nitrato, presente em salame, mortadela e presunto.

Publicidade


Entretanto, tudo o que possui antioxidante ajuda na conservação de um rostinho de bebê. Nesse grupo, incluem-se cenoura, beterraba, frutas cítricas, linhaça e chá verde.


4. Beber pouca água

Publicidade


Uma pele desidratada, mesmo que momentaneamente, perde a flexibilidade, o brilho e a maciez.


Angélica aponta mais um problema para quem não bebe ao menos dois litros de água por dia: "O organismo acaba não expelindo os detritos e o intestino fica ressecado, o que desestabiliza todo o corpo".


5. Fumar


Está escrito em qualquer maço de cigarros: "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas".


Um dos malefícios dessa combinação mortal é a diminuição da produção de colágeno, o que prejudica as fibras de sustentação da epiderme. Além disso, por causa da repetição de movimentos faciais, o tabaco agrava rugas na área da boca e dos olhos.


"Fumantes passivos também estão expostos aos riscos, mas, claro, em uma proporção menor", avisa a dermatologista.


6. Exagerar na bebida alcoólica


Tomar uma caipirinha no happy hour não tem nada de inofensivo. A verdade é que o consumo contínuo de bebidas alcoólicas dilata os vasos sanguíneos e, entre os efeitos dessa ação para as células da pele, incluem-se o envelhecimento precoce, o aumento da oleosidade e, a longo prazo, a alteração de cor para um tom mais avermelhado.


A solução é evitar ao máximo uma bebidinha, mas quando não tiver jeito, opte por uma que tenha baixo teor alcoólico.


7. Esquecer de tirar a maquiagem


Angélica não acredita que o uso de make pode prejudicar a saúde da face, desde que você siga alguns cuidados. "Use sempre maquiagem de boa qualidade e não se esqueça de retirá-la antes de dormir", aconselha.


8. Dormir mal


Você dorme pouco durante os dias de trabalho e costuma compensar no fim de semana? Evite fazer isso.


Uma só noite sem sono enfraquece a irrigação na pele, causando um aspecto pálido e cansado. Portanto, o acúmulo de períodos insones fará com que o seu corpo diminua a produção de antioxidantes naturais.


9. Dormir de um lado só


Parece mito, mas não é. Se você dorme com o rosto afundado no travesseiro, está menos propensa à tez juvenil. "Tudo o que marca a pele, com o tempo, vai formar uma ruga", diz Angélica.


Por isso, a melhor técnica é a do rodízio: treine-se para dormir cada dia de um lado.


10. Esquentar a cabeça

A expressão "rugas de preocupação" não surgiu à toa. Pessoas estressadas envelhecem antes e de uma maneira pior do que as que levam a vida de maneira tranquila. "O estresse modifica o ciclo do cortisol e altera a quantidade de hormônios", explica a médica. (Fonte: Portal Vital/Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas