Cada vez mais recorrente nos salões, o corte químico assusta aqueles que submetem seus fios a constantes procedimentos químicos, seja em períodos de curto tempo, ou por fazer tratamentos variados.
O hairstylist e embaixador da iCabelos alerta que o corte químico é comum em dois momentos, quando existe incompatibilidade dos produtos aplicados, ou quando os cabelos estão muito danificados e mesmo assim é feito um outro procedimento. Nesses dois casos, o fio rompe e imediatamente começa a quebrar próximo a raiz ou desgastar principalmente nas pontas.
Para evitar que isso ocorra, o profissional indica que antes de qualquer procedimento químico, tenha uma conversa com seu cabeleireiro para saber se os produtos que serão aplicados não trarão nenhum risco aos fios.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Além de conversar com um profissional, é importante que antes de fazer coloração ou alisamentos, seu cabelo seja submetido ao tratamento de hidratação de acordo com a necessidade dos fios, assim eles ficam mais fortes e tem maior condição de receber a química", indica o hairstylist.
Como recuperar os fios
É importante que a hidratação faça parte da rotina de quem está sempre aplicando químicas no cabelo. "O indicado é que os fios passem por hidratações semanalmente em casa e, pelo menos uma vez por mês, no salão. Dessa forma, a fibra capilar se fortifica", complementa.
Para quem passou por um corte químico, o hairstylist recomenda que o primeiro passo é conversar com o profissional para avaliar o dano, caso necessário recorra à tesoura, e comece um tratamento para recuperar este novo fio que vai crescer novamente, a boa notícia é que a raiz estando saudável um novo cabelo crescerá fortificado.
Outra indicação dele é a hidratação com queratina e aminoácidos, pois elas ajudam na recuperação da estrutura capilar. "O indicado é usar uma vez por semana, até o cabelo recuperar a elasticidade", complementa o hairstylist.
O embaixador da iCabelos ainda ressalta: "a única maneira de garantir que o corte químico não ocorra é hidratando sempre os fios e conhecendo bem os produtos, além de respeitar o tempo indicado entre um procedimento e outro. Dessa maneira, as chances de isso acontecer são mínimas".