Pesquisar

Canais

Serviços

- Pexels
Saúde capilar

Dicas para manter os fios saudáveis antes, durante e após a atividade física

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 ago 2021 às 16:20
Continua depois da publicidade

Faltam um pouco mais de 4 meses para a chegada do verão e a contagem regressiva para a época mais quente do ano nos dá um ânimo para voltar a treinar, né? Mas não basta só ter um corpo saudável e esquecermos da saúde dos fios. As atividades físicas podem prejudicar o cabelo. Seja por conta do suor, do cloro, da escolha do elástico ou penteado que usamos durante o exercício. A especialista em beleza Priscila Miguel, preparou algumas dicas para você cuidar das madeixas antes, durante e após as atividades físicas.

Continua depois da publicidade


"Até a forma como prendemos o cabelo pode favorecer a quebra e a queda dos fios. Então, não podemos de jeito algum esquecer deles. Os cuidados devem começar antes de você encarar os trinos e não tem nada de muito complicado, viu? É simples e faz a diferença”, ressalta a influencer, criadora do projeto Parada de Beleza, onde percorre o mundo desbravando o universo da beleza. Confira as dicas de Priscila Miguel:

Continua depois da publicidade


Antes do exercício


"Depende se a atividade física será ao ar livre, em espaço fechado ou na água. Atividades ao ar livre requerem mais cuidados, neste caso, passe produtos que protejam o fio de efeitos do sol ou do vento. Se a atividade for na água, produtos a prova d’água são a pedida. O bom de hoje em dia é que temos produtos específicos para usar durante as atividades físicas, eles são mais resistentes a suor, acho isso o máximo. Os leave-in são ótimas opções. Eles são cheios de benefícios porque hidratam, nutrem, evitam o frizz e ainda removem as pontas duplas.”

Continua depois da publicidade


Na hora do treino


É fundamental prendemos os fios em qualquer atividade física: "Além de facilitar nosso desempenho na execução do exercício ou até mesmo sofrer algum tipo de incidente como ficar grudado em algum aparelho, por exemplo, ao prender o cabelo, você minimiza o contato com o suor. Como o suor contém sal na sua composição, quando entra em contato com os fios, pode resseca-los, o que causa a quebra, além de deixá-los sem brilho. O suor também acumula sujeira, o que leva à obstrução dos folículos capilares e aumenta as chances de queda.”


A influencer explica que o indicado é prender o cabelo de maneira firme, mas sem apertar muito e dar preferencia a elásticos não agridam os fios: "Adoro os scrunchies, aqueles mais fofos e que são super charmosos. Elásticos que deixam os fios tensionados podem romper o fio e a pressão excessiva pode causar até queda com o tempo. Se você tem cabelo longo abuse das tranças e dos coques.”


A especialista em beleza deixa uma dica também para quem pratica esportes aquáticos: "Antes de entrar na água, molhe o cabelo e aplique um creme de pentear do meio do fio até as pontas antes de colocar a touca. Também aconselho não usar faixas muito apertadas, para não dificultar a respiração do couro cabeludo e o aparecimento de caspa.”


Cuidados pós-atividade


Priscila conta que o ideal é lavar bem o cabelo após atividades e que não há problema em lavar os fios todos os dias, desde que você mantenha uma rotina de hidratação: "Principalmente as pessoas que transpiram muito durante os treinos, é importante lavar o cabelo depois da atividade e hidratar com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro. Indico usar shampoo que não sejam de limpeza profunda todos os dias, pois pode deixar o fio opaco e seco. Use um shampoo hidratante.”


Fios molhados e cama não combinam jamais!

A especialista explica que nunca devemos ir dormir com o cabelo molhado. Isso pode dar fungos e contribuir com a queda capilar. Se o seu treino é à noite e você transpira bastante na cabeça, lave o cabelo e utilize produtos que protegem do calor. Quando for secar, é indicado não deixar o secador perto do fio, deixando sempre temperatura mais fria.


Continue lendo