O sonho de toda mulher nos dias quentes é vestir um biquíni, roupinhas leves e aproveitar a praia e a piscina livre dos pelos. A esteticista e depiladora Maria José Freire, do Instituto Embelleze Divinopolis, aponta quatro métodos depilatórios para passar o verão com a pele lisinha. Confira!
Laser Soprano – O laser Soprano XL faz parte da nova geração de lasers que está fazendo sucesso entre personalidades como Fernanda Lima e as blogueiras Lu Tranchesi e Lia Camargo, que são adeptas da técnica. "Este método deixa a depilação quase indolor, pois utiliza um sistema de resfriamento que faz o ardor dos disparos ser praticamente nulo", explica a esteticista, ressaltando que outras vantagens deste procedimento é que ele não provoca foliculite, vermelhidão e machucados na pele, podendo ser aplicado inclusive em quem está bronzeado.
Duração: Progressiva permanente
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Luz pulsada – O método, também conhecido como fotodepilação, é indicado pra quem deseja se livrar dos pelos por muito mais tempo. Diferente do laser, o tratamento é menos invasivo e em alguns casos é praticamente indolor e de quebra não irrita a pele. "O tratamento é feito através de uma luz pulsada que age na melanina do pelo, destruindo com o calor as células que os formam", explica.
Duração: Prolongada. Reduz 80% dos pelos escuros, com necessidade variável de sessões de manutenção.
Com linha – Quem deseja tirar os pelos de regiões pequenas, como o buço, a dica da especialista é investir na depilação com linha. "Esse método é perfeito para pele sensível, já que não utiliza química, nem oferece riscos de alergias ou queimaduras. Outra vantagem é ele que evita manchas que, em longo prazo, podem ocorrer com o uso da cera".
Duração: Cerca de um mês
Marroquina - À base de chocolate, própolis e ervas medicinais, esse tipo de depilação, indicada para todos os tipos de pele, é menos dolorosa do que aquela feita com cera convencional. "O composto acalma a pele e abre os poros, reduzindo a dor. Outra diferença em relação à cera convencional é que, ao invés de papel, a marroquina se faz com tecido TNT", explica a depiladora.
Duração: Entre 30 e 40 dias
Dicas extras
- Adolescentes só devem fazer depilação a partir dos 12 anos;
- Após a depilação com cera, use hidratante ou gel depilatório para amenizar a agressão que a pele sofreu;
- Se for se expor ao Sol, use filtro solar na região depilada;
- Se o pelo encravou após a depilação, faça uma esfoliação na área afetada limpando a pele com uma loção adstringente e aplicando uma pasta com argila branca e 3 gotas de óleo essencial de melaleuca no local. Espere agir por 20 minutos e retire com água. Faça isso uma vez por semana, durante um mês.