Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Orientação

Esclareça 11 dúvidas básicas sobre unhas, cabelos e pele

Redação Bonde
25 out 2011 às 12:48

Compartilhar notícia

Você sabia que alergia a esmalte pode dar coceira no olho? - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pele é o maior órgão do corpo e todo o dia fica exposta a danos causados pelo sol, vento e microganismos presentes no ar. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço esclarece algumas questões e curiosidades que podem ajudar na busca pela saúde e beleza da pele.

Você sabia que alergia a esmalte pode dar coceira no olho?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como é comum o hábito de coçar os olhos, a substância pode causar vermelhidão, coceira e descamação das pálpebras. Quem tem alergia não deve usar o esmalte comum, optando pelos hipoalergênicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


O cigarro envelhece mais que sol?

Publicidade


O fumo contém toxinas que promovem a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Ele também promove a quebra da elastina e do colágeno e inibe a produção de novas fibras. Isso tudo resulta em uma pele mais envelhecida. "Além disso, a pele fica mais opaca e sem vida, pois o cigarro prejudica a circulação sanguínea".


O botox pode ser usado para tratar o excesso de suor e mau cheiro nas axilas?

Publicidade


A aplicação da toxina botulínica funciona para esses casos porque bloqueia o impulso nervoso que estimula a glândula sudorípara a produzir o suor. Se o excesso de suor incomoda ou você está sempre com roupas, mãos ou pés molhados, procure um dermatologista e se informe sobre essa opção.
Algumas lâmpadas – até mesmo o calor – podem causar manchas?
Todas as lâmpadas que aquecem durante o uso, em especial aquele modelo usado em consultórios de ortodontia, emitem raios ultravioletas. Esses raios, principalmente o UVA, são os principais causadores de manchas de pele.


Óleos não hidratam a pele?

Publicidade


Os óleos apenas impedem a perda de água, mas não repõem a hidratação. O ideal é optar mesmo por cremes hidratantes, observando a peculiaridade de cada tipo de pele.


Existe filtro solar via oral?

Publicidade


Existem cápsulas que impedem algumas reações provocadas pelo sol, prevenindo o envelhecimento e o aparecimento de manchas resultantes da exposição aos raios ultravioletas. Mas esse produto não substitui o protetor solar de uso tópico, apenas potencializa seu efeito.


Mulher também fica careca?

Publicidade


Estima-se que 50% das mulheres apresentam algum nível de calvície, sendo que 5% delas sofrem por causas genéticas. Outros fatores que podem levar à calvície são dermatite seborréica, carência de ferro, hipotireioidismo, danos químicos causados ao cabelo, entre outros.


Pode haver caspa fora do couro cabeludo?

Publicidade


A caspa é uma descamação gordurosa em áreas seborréicas, ou seja, não acontecem apenas no couro cabeludo, mas também podem aparecer na face, orelhas, peito ou costas. Um dermatologista pode indicar xampus, sabonetes, loções e também medicamentos via oral para combater o problema.


Verrugas são doenças causadas por um vírus?


A verruga é resultado de um mau funcionamento da pele, causado por um vírus parasita. O tratamento pode ser realizado com ácidos, laser, cauterização ou crioterapia (com nitrogênio líquido).


Manchas de gravidez não aparecem só em grávidas?


As manchas escuras que aparecem na face são conhecidas como manchas de grávidas, mas podem aparecer em qualquer paciente. Alguns dos fatores são a tendência natural e genética ou também como efeito do uso de anticoncepcionais.


Nem sempre a olheira é causada por uma mancha sob os olhos?


Muitas vezes a olheira é resultado de um afundamento que a pele sofre na região abaixo dos olhos. Nesses casos, a olheira é causada na verdade pela sombra projetada na pele que está mais baixo. Para tratar esses pacientes, é possível fazer um preenchimento, que dará volume na região, evitando a sombra e a olheira.


A aparente micose de unha pode não ser micose?


Aquela unha grossa, amarelada ou escura, descolada também pode ser sintoma de psoríase, líquen plano ou simplesmente resultado do atrito pelo uso de calçados.

Serviço:
www.annia.med.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo