Encontrados em forma de barra, líquido, gel, espuma, com ou sem ação esfoliante, além de inúmeras e agradáveis fragrâncias, os sabonetes faciais precisam remover as impurezas de maneira balanceada sem ressecar ou estimular a oleosidade da pele. O diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho, alerta que o sabonete possui uma função que vai além da simples limpeza, isto é, ele deve preparar a pele para receber os próximos produtos.
"Ao higienizar precisamos regularizar a pele do rosto, sem agredi-la, mantendo a integridade do relevo cutâneo e do filme hidrolipídico, preparando-a para receber o creme que será aplicado posteriormente. Caso contrário, pode comprometer a ação do produto ou agravar um quadro pré-existente como a acne, por exemplo", explica o especialista.
O gosto pessoal muitas vezes influencia na escolha do sabonete, mas antes de qualquer limpeza mais específica é preciso retirar as impurezas da pele com um tônico de limpeza ou leite demaquilante hidratante. O cosmetólogo explica dizendo que a atuação dos produtos pós-limpeza são potencializados quando a pele está devidamente limpa.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Depois do tônico é preciso secar o rosto e aplicar o sabonete, de preferência o indicado para o seu tipo de pele. Deixe-o agir por alguns minutos no rosto e enxague na água fria para eliminar os resíduos. Com o rosto seco, basta finalizar com a aplicação de loções hidratantes ou produtos anti-imperfeições". explica Paschoal. Ele lembra ainda que o procedimento pode ser feito pela manhã ou à noite, em conjunto com uma esfoliação semanal.
Para saber qual o seu tipo de pele, o professor dá algumas dicas. "Pele seca geralmente é ressecada em toda a face, tem aspecto sem brilho e às vezes descama. A sensação de repuxamento é muito frequente. As peles oleosas são brilhantes em toda a face. E as mistas geralmente são oleosas na zona "T" da face, que compreende testa, nariz e queixo", finaliza.
Veja abaixo, a indicação do especialista para a higienização de cada tipo de rosto.
Pele lipídica (oleosa)
Sabonete: prefira as formulações em gel.
Tônico: prefira os adstringentes com ação antibrilho e hidratação matificante. Hidratantes anti-imperfeições também são indispensáveis, pois combatem o relevo irregular causado por cravos e espinhas, típicos de peles com tendência a acne.
Pele madura, sensível ou desvitalizada
Sabonete: prefira as espumas de limpeza que limpam sem agredir ou irritar.
Tônico: dê atenção especial aos formulados a partir de água thermal, pois são ricos em oligoelementos, vitaminas e minerais que ajudam na recuperação das estruturas e possuem efeito calmante.
Pele seca, normal e mista
Sabonete: prefira as espumas ou barras com creme hidratante
Tônico: os hidroequilibrantes são uma ótima pedida, pois seguram a hidratação e regulam o fluxo de água dentro e fora das células.