Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Chegada do Inverno

Especialista dá dicas para cuidar da pele e dos cabelos no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 jun 2021 às 16:01
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno começou oficialmente nesta segunda-feira (21) no Brasil. A estação que é caracterizada por temperaturas mais baixas requer uma série de cuidados com a saúde. A pele e o cabelo também necessitam de atenção extra, pois o frio é campeão na desidratação da pele como um todo e também do couro cabeludo.


"Para se evitar o ressecamento da pele é recomendado o uso diário de cremes que contenham em sua formulação ácido hialurônico, o ácido hidratante. Nesse período também é importante evitar a esfoliação, pois pode danificar ainda mais a pele. Além disso, é de extrema importância do hidratante natural que é água, o ideal é que seja consumido diariamente dois litros, isso deixará sua pele e seu cabelo mais hidratado” explica a professora do curso de Estética e Cosmética da Unopar, Bárbara Sudério.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a especialista mesmo no inverno é imprescindível o uso do protetor solar, pois a incidência de raios UVA e UVB se mantém praticamente a mesma do que nos dias ensolarados de verão. Por isso, o uso do protetor solar deve ser uma rotina desde criança, já que a radiação solar pode causar inúmeros danos à pele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Outro ponto que precisa de atenção são os banhos em altas temperaturas que são frequentes no inverno. O ideal é evitar seu prolongamento. Sudério destaca que as pessoas devem se adaptar aos horários que a temperatura está mais agradável e assim mantenha a temperatura do chuveiro mais baixa. "Essa alta temperatura é prejudicial e pode contribuir para alterar a composição do manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo nosso organismo e que protege a pele. Sem esse manto nossa pele apresenta um aspecto opaco e desidratado”.

Publicidade


Para hidratar a pele, a especialista orienta o uso de cremes à base de óleos vegetais e que tenham em sua formulação uma quantidade de ureia. A maneira correta de hidratar a pele, segundo Sudério é após o banho, quando ela ainda está meio úmida, pois o creme será mais bem absorvido e a hidratação da pele será prolongada.


Os cabelos também precisam de atenção. A professora destaca alguns cuidados importantes, como o uso de protetor térmico nos fios quando for usar o secador e também usá-lo em temperatura fria ou morna com uma distância de 30 centímetros da cabeça. Evite lavar o cabelo com água quente, pois aumenta a oleosidade do couro cabeludo. "O recomendado é lavar o cabelo com água fria, pois assim a temperatura fecha as cutículas do cabelo e mantém o brilho e a sedosidade dos fios. Pelo menos uma vez por semana deixe o cabelo secar naturalmente e, neste caso, não deixe os fios encharcados, tire o excesso de água com uma toalha”. Finaliza

Publicidade


Outras dicas de cuidados:

- Realize limpeza de pele regularmente, de acordo com sua pele e sempre com um profissional especializado;


- Nessa época do ano é indicado a realização de peeling, laser e outros tratamentos rejuvenescedores, pois fica mais fácil clarear essas manchas e reduzir pequenas imperfeições;


- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras;

- Beba muita água.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade