Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tendência

Iluminador: saiba como escolher e aplicar o produto para brilhar

Laura Reif - Folhapress
27 fev 2020 às 10:21
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Maquiagem levinha, com pele limpa e aquele brilho natural é uma das grandes tendências de beleza da atualidade. O iluminador foi ganhando cada vez mais espaço nos nécessaires após a popularização da técnica do contorno, queridinha das Kardashians. Entretanto, esse produto é versátil e pode ser aplicado de diversas formas. Há tantas texturas e tons de iluminador que às vezes é difícil saber por onde começar. Você pode aplicá-lo diretamente na pele e deixar a base de lado, criando um look com aspecto natural, e também usá-lo com cores marcantes, dando um ar poderoso e mais vibrante ao visual.

A maquiadora Drica Maberger explica que os iluminadores devem ser escolhidos de acordo com o tom da pele. "Mas nada impede que, em uma produção mais ousada ou conceitual, o produto seja combinado com alguma sombra ou blush", explica ela. Por exemplo: se você está usando uma sombra em tons terrosos e tem pele clara, o iluminador dourado ajuda a criar um efeito bronzeado, aquecendo a pele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas prateleiras das perfumarias encontramos iluminadores dourados, prateados, rosés, champanhes, perolados e pêssegos. O maquiador Duda Molinos explica quais cores mais potencializam o "efeito glam" de cada tom de pele. "Nas claras, o ideal é utilizar tons de perolado, champanhe, rosado ou pêssego. Em pele amarela ou oriental, bege acetinado ou rosado. Para pele negra, dourado ou bronze.".

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Como escolher

Publicidade


Depois de acertar no tom que mais realça sua pele, é preciso entender que existem variadas texturas para alcançar diferentes resultados. Você pode escolher o produto em bastão, em pó, em pérolas e nas texturas líquidas e cremosas. E tem até à prova d'água para os dias mais quentes.


Os iluminadores líquidos têm acabamento natural, de um rosto "fresco" e naturalmente reluzente. "Para quem tem pele seca, dá, inclusive, para misturar com a base. É muito importante considerar o tipo de pele na hora de escolher o iluminador. Se a face é oleosa ou mista, por exemplo, prefira o em pó", recomenda Drica.

Publicidade


Aplicação


Esses produtos têm a função de realçar as áreas altas do rosto, como têmporas, arco do cupido, topo do nariz, arco da sobrancelha e canto interno dos olhos. Não precisa passar no rosto inteiro, por maior que seja a vontade de brilhar, para não ficar com a aparência de suor.

Publicidade


Cada tipo de iluminador tem uma aplicação distinta, não só por conta das texturas, mas também pelos efeitos de cada tonalidade. A maquiadora conta que pode-se usar os dedos ou alguns pincéis, como o míni duo fiber, o pontudo, o chanfrado pequeno, o de esfumar e o leque. "Se o efeito desejado é um acabamento mais preciso, recomendo usar o pincel pontudo ou o de esfumar. Para ficar mais suave e natural, vá com o chanfrado pequeno, enquanto o míni duo fiber é perfeito para as versões em creme do produto", ensina.


Também vale apelar para os pincéis de pó ou blush, mas ela lembra para tomar cuidado para não exagerar na dose e acabar ficando com aspecto suado. O iluminador em pó tem um efeito mais marcado e impactante, por isso deve ser bem esfumado com o pincel.

Publicidade


Outro fator para lembrar é a ordem de aplicação. Duda explica que, caso esteja utilizando um iluminador cremoso, ele não deve ser aplicado depois do pó. "O iluminador líquido pode ser utilizado a qualquer momento, lembrando que a cautela na aplicação deve ser redobrada caso decida aplicá-lo após o pó, para não empelotar. Os em pó, geralmente, são aplicados por último."


Quando usar

Publicidade


Quando você quiser! Não é só para a balada que existe o iluminador. Dá para brilhar também no trabalho, pois existem opções para qualquer hora do dia e ocasião. "O iluminador líquido é melhor para o dia, no escritório, pois costuma ser mais sutil. À noite, iluminadores em tons metálicos costumam ir bem", conta Duda.


"Para o happy hour, aplique o iluminador em pó por cima da produção. Caso acabe exagerando, basta passar um pouco de pó compacto por cima", explica Drica. Uma dica para o visual ficar bem natural é aplicar o produto antes da base, o que garante luminosidade discreta. Para um brilho mais sutil, escolha as versões em bastão e que não possuem glitter em sua composição.

Para dar um brilho ainda maior na produção, você pode aplicar um pouco do produto no ombro ou colo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade