26/10/20
PUBLICIDADE
Muito além da beleza...

Lente de contato colorida pode prejudicar a visão

Médicos alertam que uso indevido de lentes pode causar infecções ou problemas mais graves

As mulheres estão sempre em busca de novidades para o visual. As lentes de contato coloridas são, muitas vezes, um recurso para realçar a estética do olhar. Porém, o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Marco Canto ressalta que as lentes coloridas devem ser usadas com cautela. "Assim como a maquiagem, as lentes podem ser usadas eventualmente, caso contrário, pode tocar a córnea e causar uma erosão, tornando-se porta de entrada de bactérias. Por ser invasiva, a lente de contato colorida precisa de indicação e acompanhamento médico", enfatiza.

As lentes de contato coloridas, assim com as de grau, devem sempre ser receitadas pelo oftalmologista. "Elas são próteses oculares e necessitam ser adaptadas nos olhos. O pigmento que colore a lente pode causar lesões na córnea, por isso, é necessário ter um cuidado maior em seu uso", destaca o médico.


A oftalmologista Ana Paula Canto ressalta que é necessário ficar atento à higienização e às trocas das lentes. "Quando não se faz a higienização ou as trocas adequadamente das lentes pode ocorrer intolerância, sensação de olho seco, alergias, ceratite, conjuntivite, acúmulo de líquido na córnea, úlcera corneana e infecção nos olhos. E em casos mais graves, causa perfuração, sendo necessário um transplante de córnea", alerta a médica.

Tudo limpo

A limpeza das lentes de contato deve ser sempre feita com produtos adequados, antes e depois do uso. "É importante lembrar que nunca se deve utilizar água ou saliva para a lavagem das lentes de contato", salienta. "E antes do manuseio das lentes é importante sempre lavar as mãos e secar com toalhas que não soltem fiapos, além de manter as unhas sempre aparadas e limpas", acrescenta. As lentes de contato coloridas devem ser guardadas em estojos próprios e submersas no produto de limpeza, que deve ser trocado diariamente. "O estojo deve ser limpo, pelo menos, uma vez por semana com água fervida e xampu neutro infantil, e ser trocado, pelo menos, a cada três meses", esclarece Ana Paula.

Segundo Marco Canto as lentes de contato coloridas possuem um tempo de uso determinado, por isso, elas devem ser removidas no período diário de oito a 14 horas, aproximadamente. "Sempre recomendamos que o paciente não durma com as lentes de contato, pois, isso pode aumentar em até três vezes as chances de infecções oculares. A pigmentação da lente impede a oxigenação da córnea."

Alguns pacientes podem desenvolver alergia ao material da lente de contato. "Para resolver este problema às vezes é necessário que o paciente não use o acessório por um período ou mesmo que o material seja substituído", afirma Ana Paula. O importante é sempre procurar um oftalmologista para que ele faça a adaptação correta das lentes de contato coloridas. "Os usuários devem consultar o oftalmologista no mínimo a cada seis meses e em caso de dor ocular, olhos vermelhos e intolerância às lentes, seu uso deve ser imediatamente suspenso e deve-se procurar um médico", orienta a especialista.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Estilo confortável

Busca por chinelos explode na quarentena e peça se torna tendência no street style

26 OUT 2020 às 14h30
Folha Entrevista

Advogada explica quais os direitos do trabalhador na pandemia

26 OUT 2020 às 12h36
Setor em dificuldades

Tendências de primavera/verão aquecem mercado da moda

26 OUT 2020 às 09h30
Live do Gedal

Astrofísico desvenda mistérios da estrela Eta Carinae, gigante cósmico

24 OUT 2020 às 11h45
Conheça Mark Bryan!

Homem faz sucesso nas redes sociais por usar saia e salto

24 OUT 2020 às 08h00
Renda extra

Jovens e adultos investem em bordado durante a quarentena

23 OUT 2020 às 18h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados