Durante as viagens de férias nem sempre é possível encontrar um bom salão de beleza para manter os cabelos, unhas e depilação em dia. Mas também nas férias você também pode nem querer perder seu tempo de descanso com estas questões femininas.
Como neste período do ano a maioria das pessoas vão às praias ou piscinas, os cabelos, as unhas e a pele são mais vulneráveis as agressões do sol, mar e piscina. Vai aqui algumas dicas de especialistas de como se manter bela, mesmo longe dos profissionais da beleza.
Cabelos
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Os cabelos precisam ser cuidados após serem expostos aos raios ultravioletas do sol, à água salgada do mar ou ao cloro da piscina. Para prevenir o ressecamento dos fios, a maioria dos cabeleireiros recomenda o uso de um creme hidratante com protetor solar, do tipo leave-in, sem a necessidade de enxágue. Com eles, a cor do cabelo e a estrutura da raiz ficam protegidas, evitando a oxidação dos fios. De acordo com os especialistas, este tipo de cosmético deve conter, além do filtro solar, silicone, queratina, vitaminas, aminoácidos, proteínas e selantes para fechar as cutículas dos fios.
Os cabelos loiros necessitam de um atenção especial para não ficarem esverdeados quando em contato com o cloro da piscina. O mais indicado é o uso de uma máscara ou creme sem enxágue ou até mesmo uma touca plástica para evitar o contato dos fios com a agua da piscina.
Unhas e depilação
As unhas também precisam de hidratação nas cutículas. A recomendação é que sejam mantidas curtas, esmaltadas e hidratadas. Para que as unhas não quebrem ou lasquem, é recomendado o uso permanente de base ou esmalte. Na praia, nada de usar esmaltes claros. Evite que as unhas ganhem aparência amarelada por causa da água do mar e use esmaltes escuros.
Depilação
Como a depilação com aparelho de lâmina pode provocar o encravamento dos pelos, recomenda-se o uso de ceras quentes ou frias a depender da região do corpo. Para as regiões sensíveis, como virilha, buço e axilas, o mais correto é o uso de ceras quente. Já a perna pode ser depilada com cera fria. Lembre-se: na hora de retirar a cera puxe sempre ao contrário do crescimento dos pêlos. Nunca tome sol em seguida à depilação, aguarde um dia e evite manchas, bem como não use hidratantes ou cremes logo após a depilação. Eles obstruem os poros, causando irritação e pêlos encravados. Última dica: um dia antes de depilar-se, faça uma esfoliação para retirar as células mortas e desencravar os pêlos.