As sobrancelhas podem destacar o olhar, deixar a expressão mais alegre e o rosto mais harmônico. Mas, dependendo do formato, podem também deixar a expressão pesada, carrancuda e triste. "Por isso, o ideal é analisar o rosto como um todo na hora de definir o formato das sobrancelhas", explica Lya Breda Fortes Ravazoli, sócia do Sobrancelhas Design, de Curitiba.
A moda também dita os formatos de sobrancelhas. "Já tivemos épocas em que a sobrancelha era muito fina, depois bem grossa ou exageradamente marcada e artificial, com a maquiagem definitiva", lembra ela. Neste verão, a tendência é a continuidade do estilo boyish, um dos mais usados neste ano, com um desenho mais natural, respeitando as características de cada um.
Como o próprio nome sugere, esse estilo é inspirado nas sobrancelhas masculinas, além de fazer uma releitura do visual usado na década de 80. Sobrancelhas no estilo boyish devem ser mais grossas, encorpadas, densas e marcantes, mas sem exageros. A ideia é obter um olhar marcante, expressivo e sexy sem perder a naturalidade.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
"Para conseguir esse resultado usamos técnicas de visagismo, que é uma análise da simetria facial, do formato da sobrancelha e da quantidade, cor e tipo dos fios, sempre considerando o estilo pessoal da cliente para chegar ao desenho ideal, que deve ser o mais natural possível", explica Lya.
Embora muitas pessoas cheguem ao salão pedindo o visual de determinada atriz ou celebridade, Lya alerta que nem sempre o que a cliente deseja é o mais indicado para ela. "Nesses casos, precisamos explicar que cada sobrancelha é única e que é preciso respeitar as características de cada pessoa, valorizando o formato para que fique um resultado harmonioso", aconselha.
Lya ressalta que a falta de alguns cuidados pode resultar em sérios prejuízos para o formato e quantidade de pelos da sobrancelha. "Quando não é realizado um estudo do rosto, com a marcação correta do formato, é comum que a sobrancelha acabe ficando cada vez mais fina. Além disso, para quem está tentando consertar a sobrancelha, outro erro bastante comum é tirar os pelos assim que eles nascem. Sempre aconselhamos as clientes a não mexerem antes de 15 dias, assim os pelos têm um crescimento uniforme, o que possibilita uma visão real do todo", orienta.
O Sobrancelhas Design utiliza uma técnica exclusiva de design e recuperação de sobrancelhas, que foi desenvolvida pela franquia. O procedimento dura cerca de 40 minutos e é realizado por três profissionais diferentes. Primeiro, é feita a assepsia, depois o estudo do rosto e a marcação do formato com um lápis e, então, a retirada dos pelos que estão fora do desenho. Para finalizar, a sobrancelha é preenchida com uma tinta 100% natural, fabricada à base de água, sem henna e com pouca pigmentação. A tinta, que dura até cinco dias na pele e até 20 dias no fio, proporciona um resultado mais leve e natural. Além disso, possui propriedades que hidratam, previnem a queda e ajudam no crescimento dos pelos.
Serviço:
Sobrancelhas Design (www.designsobrancelhascuritiba.com.br)