Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de uma mulher, mas é preciso ter cuidado. Segundo o oftalmologista Fabiano Ciola, da Clínica Oftalmológica Unilaser, o uso da maquiagem em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz), prurido (coceira) e edema da conjuntiva.
Devido à maior proximidade dos olhos, a região onde se passa o lápis precisa de mais cuidados. De acordo com o especialista, é importante ressaltar que a região contém os orifícios das glândulas de Meibômio, que são responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, causando terçol.
Para evitar que problemas causados pelo excesso ou mau uso de maquiagem o médico recomenda alguns cuidados. "O ideal é usar produtos de boa qualidade. Marcas com mais tradição no mercado tendem a apresentar menos problemas que produtos de origem duvidosa", alerta. Além disso, Ciola ressalta que o prazo de validade deve ser respeitado, já que maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Outra recomendação seria não passar o lápis na parte interna das pálpebras para evitar a obstrução das glândulas palpebrais. "Existe uma doença crônica muito comum chamada blefarite, que causa inflamação nas bordas das pálpebras e todos os sintomas semelhantes à alergia e olho seco, que pode ser potencializada pelo uso de maquiagem. Neste caso, deve-se procurar um oftalmologista para o tratamento adequado", explica.
Limpeza
Por conta dos riscos da maquiagem em contato com os olhos é fundamental retirar o produto ao fim do dia. Para isso, o consenso entre os médicos é utilizar uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna. Para aumentar a eficiência da limpeza, o uso de demaquilantes pode ser utilizado com cuidado. Sempre com os olhos fechados. Dentre os mais eficientes, estão os demaquilantes bifásicos.
Lentes de contato
Para quem usa lentes de contato o cuidado é dobrado. "O correto é colocar as lentes antes de passar a maquiagem para garantir que não entre nenhum resíduo dos produtos entre a lente e a córnea". Segundo o especialista, outro passo importante para essas mulheres é lavar as lentes de contato antes de colocá-las nos olhos. Além disso, devido ao contato direto com olhos, o estojo das lentes deve ser lavado no mínimo uma vez por semana e trocado sempre que possível. "Recomendo que as usuárias nunca, jamais, em hipótese alguma, durmam com as lentes nos olhos", alerta o especialista. No entanto, o excesso de cosméticos pode ser prejudicial à pele, especialmente se não for removido da maneira correta.
Dicas para limpar a região dos olhos
A área dos olhos merece atenção redobrada na hora de retirar a maquiagem. Isso porque além dos problemas de saúde, a remoção incorreta dos produtos pode levar à quebra de cílios, causando prejuízos estéticos.
Para remover rímel e cílios postiços, faça movimentos suaves de cima para baixo
Além de não ser suficiente para a limpeza profunda, o sabonete pode causar irritação, deixando os olhos vermelhos. Evite;
O ideal é usar uma solução demaquilante no rosto todo e, para a área dos olhos, escolher um produto específico. Assim, é possível prevenir alergias e irritações;
Deposite a solução em um pedaço de algodão ou gaze e aplique sobre a região dos olhos, fazendo movimentos suaves e circulares, de dentro para fora da pálpebra. Isso facilita a remoção dos resíduos;
Ao limpar os cílios, especialmente se estiver usando fios postiços, faça movimentos de cima para baixo, como se os estivesse penteando. Isso fará toda a diferença e removerá todos os resíduos de máscara sem deixar aspecto borrado;
Por motivos de higiene, não reutilize algodões ou gazes;
Nunca esfregue os olhos bruscamente para retirar a maquiagem. A fricção pode fazer com que a maquiagem entre nos olhos, causando irritações que podem evoluir para uma alergia mais séria.