O mel é um alimento altamente estável e energético, fabricado a partir do néctar das plantas. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.
É sabido que o consumo do mel é bom para a saúde todos já sabem. Mas desconhecem a vasta especificidades de benefícios ao organismo humano. Além de ser um saboroso alimento, possui propriedades contra bactérias, antissépticas, cicatrizantes e também revigorantes.
Os seus minerais são assimilados facilmente e contribuem para a manutenção do esqueleto – com o cálcio - e para a regeneração do sangue – com o ferro. Tem um alto poder nutritivo, pois é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos, além de ser um bom remédio contra a fadiga, devido ao fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Além de açúcares, como a glicose e a frutose, o mel é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais - cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros - e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
O mel serve como remédio para gripes e resfriados, tosse, dor de garganta e também auxilia no tratamento de doenças do coração, visão, pulmão e anemias. Além disso, contém alto teor de fibras solúveis, funcionando como regulador intestinal e facilitador da digestão. Possui ainda propriedades antimicrobianas e antissépticas, que ajudam na prevenção de infecções e cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais - como selênio, manganês, zinco, cromo e alumínio - que contribuem para o bom funcionamento do corpo.
Além de benefícios medicinais o mel é recomendado por especialistas na área de cosmética para cuidados com o cabelo e com a pele. Portanto, o consumo do mel faz bem para o corpo, pele e também para o paladar.
* Por Maximo Asinelli, médico nutrólogo com clínica em Curitiba, Paraná.
www.clinicaasinelli.com
http://maximoasinelli.wordpress.com
http://www.bemparana.com.br/maximosaude
[email protected]