Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados com o cabelo

Óleo faz mágica no cabelo: 6 jeitos de otimizar a hidratação no inverno

Folhapress
21 jun 2021 às 15:34
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com os termômetros em baixa, tem gente que aposta nos banhos quentes. Acontece que a temperatura elevada da água agride o cabelo, tornando-o quebradiço, e ainda estimula a produção de sebo e descamação do couro cabeludo. Para aplacar os danos e conferir uma boa dose de brilho, os óleos vegetais entram em cena. Versáteis, se encaixam em vários momentos do cuidado capilar.


"Eles têm alto poder de hidratação e nutrição. Podem ser aplicados diretamente com uma leve massagem ou diluídos", fala a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo. Relacionadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como usar óleos no cabelo?

Umectação noturna Uma boa camada de óleo nos fios antes de dormir, principalmente de seu cabelo é seco, crespo ou cacheado, é uma ótima receita. "Aplique no comprimento e deixe em repouso à noite. Na manhã seguinte, lave normalmente com xampu e condicionador", ensina Marcio Sanchez, hairstylist do TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


O procedimento pode ser feito até duas vezes na semana, em média, para não pesar. "Se você tem o couro cabeludo oleoso, seu uso deve ser focado na haste capilar para hidratação e reconstrução do fio", alerta Fernanda. Usados como pré-xampu, também evitam o ressecamento de mechas frágeis (por descoloração ou luzes, por exemplo).

Publicidade


Vale lembrar que na umectação são usados os óleos vegetais, e não os essenciais. "Em salão e spas, também são feitas terapias com óleos essenciais específicos, mas aplicados diretamente no couro cabeludo, para diminuir irritações, hipersensibilidade, vermelhidão e ressecamento. Eles equilibram e tratam a região", acrescenta o beauty artist Celso Kamura, do C. Kamura, em São Paulo.


Misturado à máscara de tratamento

Publicidade


Para turbinar a hidratação, você pode misturar uma colher de chá de óleo à quantidade de máscara capilar que vai aplicar no cabelo. "Coloque 5 'pumps' na máscara capilar para potencializar o tratamento", diz Romeu Felipe, do ROM, em São Paulo.


Para modelar os cachos

Publicidade


Cacheadas sabem que cada necessidade ou finalização pede um mix de produtos específicos. E os óleos podem entrar no jogo. "Gosto de colocar três partes de modelador de cachos para uma de óleo, misturar na mão e aplicar mecha por mecha. Anote essa proporção, porque é superimportante! Óleo demais pode desmontar a onda", avisa Ricardo Rodrigues, do Riro Salon, em São Paulo.


Reparação após o banho e ao longo do dia

Publicidade


"Minha principal dica é sempre aplicar o óleo capilar nos fios ainda molhados para aumentar a absorção", diz Romeu. Donas de cabelo crespo ou cacheado também podem andar com óleo capilar na bolsa. "Esse tipo de fio perde água rapidamente em razão da estrutura em espiral. O óleo cria uma barreira para impedir que isso aconteça. Vale colocar uma gotinha nas mãos, de vez em quando, e amassar", diz Celso.


Falando em quantidades, Romeu passa uma receita (medida em número de vezes que se aperta a tampinha da embalagem). "Indico três pumps de manhã, cinco à tarde e dez antes de dormir", resume.


Toque final

Dá para usar óleos capilares na finalização do styling, como babyliss, chapinha e escova modelada? "Sim! Ele potencializa o brilho e ajuda a controlar o frizz, caso ele incomode", diz Marcio. Vá com calma para não pesar: pingue três gotas na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique nas pontas, só então subindo para o comprimento dos fios. Em tempo: antes de usar qualquer tipo de ferramenta com calor, aplique protetor térmico, ok? O óleo não substitui e pode até favorecer a queima das madeixas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade