Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Moda

Pandemia deu status fashion às roupas de ficar em casa, e moda perdeu opulência

Folhapress
21 dez 2020 às 16:38
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se a moda já havia sido desafiada em 2019, que jogou na fogueira a elegância vinculada à nobreza espalhafatosa e os micos das marcas, em 2020 teve de lidar com o deserto das ruas, o mau humor das pessoas isoladas e a pergunta incômoda cuja resposta ainda tenta construir: para que ela serve mesmo?


O motor deste ano girou em torno dessa questão porque, de todas os produtos culturais, a moda é aquele que só faz sentido com a exposição pública, vetada pela pandemia - afinal, não nos arrumamos para a solitude e compramos novidades pela satisfação de algum dia as expor ao vento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi pelas redes sociais que as tais tendências se mantiveram, requentadas por meio do passado festeiro dos anos 1980 e das estampas esfuziantes dos 1970, tudo misturado em doses homeopáticas de simplicidade noventista. É o velho repaginado, a segurança do que deu certo agora em embalagem bonitinha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Ao espremer essa carga dramática da roupa dita fashion, o que sobrou foi funcionalidade, definidora dos lançamentos de êxito comercial e parte mais óbvia da resposta sobre a utilidade da moda.

Publicidade


Moletons, pijamas, calçados felpudos e a camisetinha confortável do dia dia guiaram o espírito novidadeiro. E ele foi ricamente adornado em nome gringo, o "loungewear", ou "comfy", para fashionistas já íntimos dessa "new trend" de cinco anos atrás e cuja validade permanecerá até quando as vacinas contra a Covid-19 surtirem efeito. Ainda que se tente manter o sorriso nos vídeos, com tie dye e algum sensual para ficar em casa, a moda conta com a imunização.


Isso não só porque brilhos, vestidos de festa, longos de casamentos e saltos altos geram mais lucros. Também depende da vacina a locomotiva de vendas das casas de costura poderosa com a sua máquina de apresentações.

Publicidade


O sumiço de turistas, principalmente os chineses, cortou o trânsito nos corredores europeus e americanos, levando as marcas a investir nos mercados domésticos. A Ásia virou destino de desfiles físicos logo após o afrouxamento das restrições de circulação.


Por aqui, uma nova leva de marcas internacionais veio para marcar território e depender menos dos aeroportos. Isabel Marant acaba de aportar em São Paulo, no CJ Shops, e a Balenciaga já tem tapumes anunciando sua chegada no JK Iguatemi, em março.

Publicidade


Mas a mítica dessa moda de cifras altas reside no hemisfério norte, mais uma vez fechado pela segunda onda do vírus e que correu para tentar mostrar relevância criativa. Atadas ao dilema de aglomerar ou não, as grifes fizeram desfiles concisos, como o da Chanel, ou filmes para semanas de moda criados por estetas.


A Dior chamou Matteo Garrone ("Gomorra") para filmar sua alta-costura, já a Gucci teve Gus Van Sant ("Garotos de Programa") por trás de sua série de curtas. Em São Paulo, a estreante Misci apostou alto num vídeo em cenário de destruição que reflete sobre a questão ambiental do país.

Publicidade


Aí reside um outro ponto crucial para entender a moda desenhada pelo ano. Fatores identitários entraram na pauta não como artifício marqueteiro, mas em atitudes práticas de inclusão.


Em decisão inédita e na esteira do movimento Black Lives Matter, a São Paulo Fashion Week cedeu ao coletivo de modelos Pretos Na Moda e instituiu que metade dos modelos de suas passarelas devem ser negros, indígenas, afrodescendentes ou asiáticos.

Publicidade


Tornou-se a primeira do mundo com um código racial definido em contrato, fruto de uma pressão social. A palavra-chave para definir os pilares da mudança é a sustentabilidade, a preocupação com as engrenagens ambiental, social e econômica do mundo que, a bem da verdade, vive mais por circunstância e cobrança de quem consome moda do que pela boa vontade dessa indústria.


O momento "upcycling" do mundo, aventado desde a década passada e agora vendido como revolução ao pôr na prateleira roupas feitas com estoques de matéria-prima ou peças de segunda mão, pode ser lido como preocupação sobre o descarte de lixo fashion.

Publicidade


Mas, à luz da crise global de insumos para a produção de roupas despertada pela pandemia, a tendência veio em boa hora, e esse outro lado da moeda não parece lá muito vinculado ao "propósito", ou ao "impacto positivo", para citar jargões difundidos.


Foram pílulas do paradoxo existencial duas despedidas emblemáticas. A de janeiro, quando Jean Paul Gaultier deixou as passarelas num desfile em Paris, fazendo a última festa opulenta da costura pré-pandemia, e a de outubro, de Kenzo Takada. Faleceu pela Covid-19, ele era o maior símbolo do ideal multiculturalista propagado pela indústria.


Ambos foram signos da irrealidade, da moda agarrada à fantasia, e a quem parte do público já acostumado ao fast fashion cobrava criações menos estapafúrdias –uma moda real. Sobre ela, a Saint Laurent encerrou o ano com o último desfile da safra 2020, transmitido online e filmado num deserto inominado.


Pelas dunas de areia, as modelos exibiram o sensual de boate da marca para o vazio, num embate na tela entre o que virou e o que a marca gostaria que virasse a moda em 2021.


Como se lembrasse o filósofo esloveno Slavoj Zizek e sua metáfora sobre o filme "Matrix", de 1999, usada em livro em que o autor destila a incongruência dos discursos ideológicos, a grife parece responder –e fazer mea culpa– a essa turma que vê a costura apenas sob o prisma capitalista. Gritou com eco: "Bem-vindo ao deserto do real".


Castelo de areia da moda


-Janeiro: Jean Paul Gaultier faz seu último desfile, prenúncio da racionalidade nos meses seguintes


- Fevereiro: Semanas de moda começam sem presença de chineses, e máscaras viram acessório fashion


- Abril: Itália atravessa esfacelamento da indústria; China reabre comércio e loja da Hermès em Guangzhou vende recorde de US$ 2,7 milhões em único dia, mostrando que elites passam a consumir em seus países


- Maio: Gucci anuncia que não fará mais parte do calendário oficial de desfiles de Milão


- Junho: Contas nas redes sociais "cancelam" marcas e estilistas brasileiros por supostos casos de racismo, e coletivos ascendem para propor mudanças


- Julho: Indústria corre para lançar tecidos antivirais, e temporadas masculina e de alta-costura se voltam para o on-line. Grupo Soma, da Animale e da Farm, entra na bolsa em IPO histórico


- Setembro: Semanas de moda têm quase todos os desfiles apresentados em formato audiovisual, enquanto crise de insumos faz marcas lançarem coleções com sobras têxteis


- Outubro: Morre o japonês Kenzo Takada, faleceu de Covid-19; SPFW obriga que metade de seus modelos sejam negros, asiáticos ou indígenas


- Novembro: Resultados das empresas de moda no terceiro trimestre indicam que a recuperação será lenta no Brasil

- Dezembro: Grupo Soma anuncia Rachel Maia em conselho de administração, a primeira negra em cargo dessa musculatura no Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade