Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não exagere!

Químicas constantes podem causar danos irreversíveis aos cabelos

Redação Bonde
27 dez 2013 às 09:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No mundo moderno, mulheres que querem mudar o visual, na maioria das vezes procuram um salão que seja de sua confiança ou por indicação de outras pessoas. Mas, mesmo confiando no profissional, nunca é demais tomar cuidado com alguns perigos nas fórmulas químicas utilizadas nas colorações e progressivas, que podem prejudicar a vida dos fios, couro cabeludo e principalmente a sua autoestima.

A especialista em tricologia ortomolecular Sandra Assis Maia, da Clínica Capilar Alto Stima, explica que pessoas que fazem relaxamento, progressiva ou tratam os cabelos com qualquer outro tipo de química que interfira na estrutura capilar, devem ficar atentas aos perigos do uso simultâneo de duas ou mais substâncias. "Usar dois tipos de química nos cabelos podem ser muito agressivo aos fios. É importante verificar se os componentes químicos são compatíveis entre si. Por exemplo, tioglicolato de amônia e hidróxido de sódio são usados para alisar cabelo, portanto, não é aconselhado misturá-lo com luzes, reflexos e até com algumas colorações", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os cabelos que sofrem lesões químicas podem ficar com aspecto de plástico, quebradiços, também podem ocorrer irritações no couro cabeludo e até mesmo pequenas feridas e queimaduras. A química faz com que o cabelo perca proteínas e a resistência, o que, consequentemente, causa a quebra dos fios. "Esses problemas acontecem por várias razões, como uso inadequado das químicas, sensibilidade aos ativos da fórmula e com o uso de mais de uma química no mesmo cabelo", explica a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton


Sandra recomenda que antes de aplicar um produto os profissionais façam testes em uma pequena mecha de cabelo para avaliar o nível de tolerância dos fios (sensibilidade, fragilidade, etc.). Esse teste deve ser feito sempre antes de qualquer procedimento químico ou quando o profissional considerar que aquele cabelo pode não ter condições de suportar a nova química.

Publicidade


Procedimentos errados, além de serem prejudiciais aos fios e ao couro cabeludo, podem causar problemas como desânimo, baixa autoestima e até depressão. "O cabelo é como uma identidade pessoal, perdê-lo sem estar preparada pode levar a pessoa ao desespero. Nesses casos, um trabalho psicológico e um tratamento capilar com um profissional especializado em tricologia são essenciais para melhorar a autoestima da pessoa", esclarece Sandra.


Dicas de prevenção

Publicidade


Antes de qualquer procedimento, leia atentamente a bula da tintura ou do produto que irá utilizar nos cabelos.


Peça para seu cabeleireiro fazer o procedimento das misturas na sua frente, e pergunte se existe alguma contraindicação.

Publicidade


Pessoas que fazem tratamentos químicos nos cabelos têm que hidratar, tratar ou reestruturar os fios para mantê-los sedosos, macios e brilhantes. É necessário hidratação ou nutrição dos fios de maneira intensa pelo menos uma vez por semana.


O óleo de argan e o de abacate são os mais cotados no quesito antioxidação. Eles possuem alto teor de vitamina A e vitamina E (que possui ação antioxidante e combate os radicais livres), além de outras vitaminas como B1, B2. O óleo de argan ainda possui ômega 3 e 9, nutrientes que favorecem a fixação da cor em cabelos tingidos.

Publicidade


A hidratação ajuda a voltar o brilho e fortalece os fios. Os condicionadores mais indicados para dar vida aos cabelos devem conter silicone, poliquartenium, D-pantenol e proteína.


Gestantes, mulheres que acabaram de ter filhos, em tratamentos contra o câncer ou que estejam fazendo tratamentos médicos, não devem utilizar produtos químicos. Nesses casos a pessoa estará mais sensível e a utilização desses produtos pode causar danos maiores a sua saúde.


Procure sempre um especialista em tricologia para verificar a saúde dos fios. Muitos procedimentos feitos em salões de beleza podem ter efeitos contrários, fazendo com que os cabelos se soltem facilmente do couro cabeludo. É normal que os fios caiam, mas se isso acontece em grande volume é porque existe algo errado com a vida dos seus cabelos.

Serviço:
Clínica Capilar Alto Stima (http://altostima.com)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade