Quem já passou por aquela aflição de querer que o cabelo cresça rápido, seja porque precisa fazer um penteado para algum evento ou porque cansou das madeixas curtinhas? Normalmente, os fios crescem 1,2 centímetros por mês. Mas alterações hormonais, doenças crônicas como diabetes e câncer, alimentação pobre em nutrientes essenciais para o crescimento e até o estresse podem fazer com que o ritmo do crescimento seja abaixo do normal. Devido a esses fatores, o cabelo pode crescer mais devagar, mas alguns segredinhos podem ajudar a fazer com que ele cresça mais rápido.
Beber água é uma regra já conhecida, não só pelo crescimento, mas também por auxiliar na hidratação dos fios. Outra dica é manter os cabelos limpos e longe da oleosidade, já que o aumento da produção sebácea pode levar a uma inflamação no couro cabeludo. A alimentação também é um dos pontos cruciais. O bulbo capilar, onde toda a mágica do crescimento acontece, precisa de determinada quantidade de vitaminas e minerais para promover o alongamento dos fios normalmente. São eles: vitaminas do complexo B, cisteína (aminoácido), sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio), proteínas, entre outros.
O cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio e podem ser encontradas em carnes, frango, peixe e ovo. O ferro é o mineral mais importante para os fios, pois permite que o cabelo absorva outros nutrientes. Ele pode ser encontrado em carnes, feijão, lentilha, folhas verde-escuras, como espinafre e couve. O cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
Alguns produtos podem auxiliar no processo, ativos como whey protein, ajudam a recompor os fios e recarregar os aminoácidos. A proteína age como um reparador das microlesões causadas pelos agentes externos, como sol, vento, praia. É um ativo extremamente nutritivo e penetra no fio, quando combinado com outros ativos provocam maravilhas para o cabelo.