Hoje em dia a chapinha tornou-se um item indispensável na rotina de muitas mulheres, sendo até possível comprar uma menor versão para ser carregada na bolsa. Os fios lisos são preferência de grande parte da população por serem práticos, fáceis de manter, pentear e cuidar. As que possuem madeixas enroladas e onduladas recorrem ao uso da chapinha que rapidamente modela e alisa, deixando o visual muito mais elegante.
O que muitas mulheres não sabem e não reparam, é no tipo de chapinha ao fazer a compra. Sendo importante analisar o tipo de fio e a largura e tecnologia que ela possui. Confira a seguir qual o tipo correto para o seu cabelo:
Largura
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
De acordo com a hair stylist Priscila Delfino, as chapinhas mais largas são indicadas para quem tem os cabelos longos e volumosos, pois elas conseguem pegar mais fios e agilizar o processo de alisamento. Essas chapinhas também podem deixar esses cabelos ondulados.
As chapinhas mais estreitas são indicadas para cabelos mais curtos e para fazer cachos bem definidos.
Conheça os tipos de chapinha e suas tecnologias:
Chapinha com tecnologia de titanium - emite íons negativos que cauterizam os fios, eliminam a eletricidade, fecham a cutícula e mantém a massa, umidade e saúde dos fios.
Chapinha com tecnologia de safira - tem uma superfície mais lisa e proporciona um deslize melhor e mais suave, de menos atrito.
Chapinha com tecnologia infravermelha - ativa as moléculas de água paradas e elimina as toxinas que costumam deixar os fios pesados e sem vida.
Chapinhas de cerâmica - diminui o atrito com o cabelo e desliza com maior suavidade. A resistência de cerâmica também é extremamente importante, pois ela mantém a temperatura e economiza energia.
Tipos de cabelo
Cabelos finos
De acordo com Augusto Moraes técnico do Instituto GA.MA Italy, o melhor é passar a chapinha apenas uma vez em cada mecha e sem demorar muito tempo. A temperatura ideal fica entre 180º e 190º.
Cabelo grosso
Para agilizar o processo de alisamento com a chapinha, use o secador para fazer uma escova antes. Você pode demorar um pouquinho mais quando for passar a chapa e pode usá-la na temperatura de 220º.
Dica: se você não abre mão da chapinha no seu dia a dia, faça hidratação caseira toda a semana.
De acordo com Augusto Moraes, as chapinhas com turmalina potencializam as funções adicionais de qualquer modelo, por isso vale apostar nessa função na hora de escolher uma para deixar em casa.