Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução/Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cuidados especiais

Saiba qual o sabonete ideal para seu tipo de pele

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 set 2019 às 08:25
Continua depois da publicidade

Você sabe o que é filme hidrolipídico? É a mistura entre lipídeos, cerâmicas e líquidos, que juntos formam uma camada de proteção na pele do nosso rosto, nos protegendo contra microrganismos e auxiliando na preservação da água da camada córnea, responsável por manter a hidratação. A pele do rosto costuma ser mais sensível que a de outras regiões do corpo e, por isso, requer alguns cuidados quando falamos de sua limpeza.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A grande maioria não sabe, mas o sabonete comum, quando utilizado para limpeza do rosto, pode deixá-lo desprotegido e até irritado. "Quando utilizamos o sabonete em barra comum - que normalmente possui fórmula um pouco mais agressiva – para a limpeza do nosso rosto, o filme hidrolipídico acaba ficando comprometido, o que deixa a pele mais sensível e desprotegida, podendo causar sensibilidade e até irritações”, explica a esteticista Ângela Coelho.

Continua depois da publicidade


Segundo a especialista, em peles oleosas, por exemplo, essa limpeza inadequada pode causar um efeito rebote e aumentar a produção de sedo, o que propicia o surgimento de acnes e a obstrução dos poros. Já nas peles secas, a perda da proteção deixa a pele ainda mais ressecada e pode levar ao aparecimento de linhas de expressão. Além disso, o PH da pele do nosso rosto é diferente do resto do corpo, o que faz com que precise de ainda mais cuidado.


A limpeza correta do nosso rosto faz com que a nossa pele se mantenha bonita e saudável. O primeiro passo para evitar esse tipo de problema é escolher o sabonete ideal para o seu tipo de pele, que vai atender adequadamente às suas necessidades. "Na dúvida sobre o seu tipo de pele e em quais produtos investir, invista em um sabonete com PH (Potencial Hidrogeniônico) neutro - pode ser sabonete de bebê, que na embalagem esteja identificado como PH Neutro, PH 7 ou PH balanceado - , pois esse potencial é compatível com a pele do rosto”, completa.


Além do sabonete, existem algumas dicas e produtos que vão auxiliar no cuidado com o rosto. É recomendado o uso tônicos e hidratantes, mesmo tendo a pele oleosa. Vale lembrar que toda precisam de hidratação.

Continua depois da publicidade


Uma outra sugestão é evitar colocar a mão no rosto, uma vez que ela costuma estar cheia de microrganismos que podem contaminar a pele. Procure produtos com fórmulas livres de parabenos, álcool e corantes. E lembre-se: a hidratação da pele ocorre principalmente de dentro para fora, então tomar água é essencial para que os cremes hidratantes façam o efeito de criar uma barreira na pele que impede a perda de água excessiva.


Quanto aos sabonetes, a esteticista Ângela Coelho define quais sãos os melhores para cada tipo de pele. Confira:


Pele normal: é a pele equilibrada, então um sabonete suave com propriedades hidratantes é o suficiente. Ativos como Aloe Vera, Extrato de Calêndula, Extrato de Ginseng, Extrato de Maracujá e Argila Branca são ótimos para esse tipo de pele.


Pele oleosa: esse tipo de pele possui um desequilíbrio na glândula sebácea e na glândula sudorípara, o que causa uma maior produção de óleo e de água. Apesar de oleosa, ela pode apresentar algumas zonas de ressecamento. Nessas áreas, o sabonete não deve ser usado, já que ele possui propriedades secativas. Produtos com ácido salicílico, erva doce, melaleuca, hamamelis e argila verde são boas opções e possuem ação sebo reguladora.


Pele seca: é uma pele que possui um desequilíbrio na glândula sebácea e na glândula sudorípara, e, diferente da pele oleosa, a seca tem pouca produção de óleo e de água. O ideal para esse tipo de derme é usar sabonetes que tenham ativos com propriedades hidratantes, como: Extrato de Aveia, Extrato de Melissa, Óleo de Framboesa e Argila Amarela.


Pele mista: esse tipo de pele possui regiões com maior produção de lipídeos (normalmente na zona T), e alterna regiões secas e normais. Sabonetes com ativos como Extrato de Hortelã e Extrato de Alecrim são excelentes opções.

Peles masculinas: os ativos são os mesmos, porém usados em concentrações diferentes, já que a pele dos homens geralmente tem maior produção de sebo e costuma ser mais resistente.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade