Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Edição virtual

São Paulo Fashion Week começa nesta quarta-feira

Folhapress
04 nov 2020 às 08:16
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Num dos anos mais dramáticos da história, falar sobre roupas poderia soar esdrúxulo. Mas, para as grifes da São Paulo Fashion Week que começa agora e vai até o domingo, é a hora de mostrar como a moda pode se desgarrar dos rótulos de ser um setor acéfalo, racista e consumista.Produzir os vídeos que serão exibidos online pelo evento e em projeções pela cidade foi um desafio sem precedentes.


Uma das estreias deste ano, a Aluf, da estilista Ana Luisa Fernandes, usou a matéria-prima da coleção que havia desenvolvido no início do ano –a marca é conhecida por defender atitudes sustentáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Muitas marcas estavam desenvolvendo coleções para um outro momento do mundo. Conseguimos remanejar o que tínhamos em vez de fingir que nada daquilo havia sido criado", afirma Fernandes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Imagem de destaque
Vídeos de transformações

Maquiadora viraliza ao ser notada por Maiara & Maraísa e Ana Castela

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Prepare-se!

Hot pants e ombreiras devem dominar os looks no Carnaval 2024


Mesma ideia teve Juliana Jabour, que volta à SPFW com 40 looks com estampas de esportes como beisebol, basquete e futebol americano. Os temas têm a ver com a parceria com a marca de bonés New Era.

Publicidade


"Quando paralisamos tudo, as pessoas que colaboram comigo ficaram sem trabalho. Então, mais do que nunca o desfile é necessário", diz Jabour. Ela adaptou parte das peças que estavam prontas, retirou as mais pesadas para o desfile ter uma cara de verão e manteve os traços do punk vinculados à própria história.Olhar para o sistema, repensar formatos e reafirmar os códigos estéticos da moda é o lado mais visível desta SPFW.


O estilista Isaac Silva, da nova geração de designers que investigam a cultura brasileira sob o prisma da diversidade racial, chamou a própria equipe para vestir as peças no vídeo que mostra no domingo.

Publicidade


As criações são uma homenagem ao orixá Iemanjá e também à avó, Jacira, que morreu neste ano e o ajudou a entender mais sobre a moda.
"É uma coleção de agradecimento por tudo que passei nesses meses de isolamento, quando não sabíamos o que esperar e a marca estava no amarelo, sem caixa", ele diz.


Sua homenagem, repleta de alfaiataria suntuosa, malharia e flores, se destacam colaborações com a artista Jacqueline Paes e a designer Neon Cunha, ativista da luta por reconhecimento dos trans.

Publicidade


Assim como em diversas semanas de moda, como as de Milão e Paris, que passaram a pôr em primeiro plano a sustentabilidade e a inclusão racial e de gênero, a SPFW se prepara para uma nova fase.


Ela é orquestrada pela organização junto ao coletivo Pretos na Moda e quer fazer com que os desfiles se tornem multirraciais e respeitem mais os profissionais dos bastidores.

Publicidade


Metade dos modelos no evento agora deve ser negra, indígena ou afrodescendente, sob pena de exclusão pelo descumprimento da regra. A medida foi a primeira oficializada de um projeto mais amplo de inclusão e reconhecimento desses segmentos antes apagados nas passarelas.


Talvez uma das estreias desta São Paulo Fashion Week que promete resumir todas essas mudanças no sistema da moda numa única apresentação é a Misci, do estilista mato-grossense Airon Martin.

Publicidade


O designer estreia na semana de moda com a coleção "Brasil Impúbere", com um vídeo gravado no distrito de Atafona, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, uma área que vem sendo engolida pelo mar e virou metáfora do descaso com o meio ambiente.


Nas cenas, protagonizadas pela modelo de ascendência indígena Emilly Nunes, as roupas são feitas com matéria-prima brasileira. Uma delas é a seda rústica produzida no Paraná, de onde vêm alguns dos fios desse tecido considerados os melhores do mundo.

"O papel da moda hoje é trazer o usuário para a reflexão, sobre esse país que precisa de amadurecimento, de se reconhecer, e a partir disso, evoluir", afirma o estilista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade