Toda mulher gosta de ter unhas bonitas. Para isso apostam em cores de esmalte que estão na moda, unhas decoradas, postiças e adesivos. No entanto, de nada adianta tanta beleza se as unhas não estiverem bem higienizadas e hidratadas, pois isso pode prejudicar a cor, a forma e a textura delas. Quer cuidar melhor das suas unhas, deixando-as mais saudáveis? Então anote as orientações da dermatologista Miriam Sabino, que esclarece seis mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas. Confira:
1 - Tirar muita cutícula faz mal para as unhas?
Verdade! Não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. Segundo Miriam Sabino, ao retirá-la, abre-se uma porta de entrada para os micro-organismos, que causam infecções e inflamações.
Leia mais:
Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos
Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados
SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências
Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal
2 - Unhas postiças podem fazer mal para as unhas?
Verdade! Ao colocá-las, você cria um espaço entre o produto e a sua unha, que pode ficar úmido e ser um local perfeito para a proliferação de fungos, que causam micose. "Se elas duram mais de quatro dias, podem ainda causar descolamento ou outros danos na superfície da unha, como alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa", alerta a dermatologista.
3 – As unhas ficam mais fracas se eu apenas lixá-las e não cortá-las?
Mito! Só tenha cuidado: as unhas lixadas no formato quadrado podem quebrar mais facilmente, devido às pontinhas que ficam mais vulneráveis nas laterais.
4 - A água da piscina pode descamar as unhas?
Verdade! Os produtos químicos existentes na água, como o cloro, podem ressecá-las e deixá-las quebradiças. Por isso, sempre que tiver contato com a água da piscina, na sequência, lave bem as mãos com água limpa, seque-as e aplique um hidratante específico.
5 - O excesso de esmalte pode danificar as unhas e deixá-las amarelas ou quebradiças?
Verdade! Unhas amarelas podem indicar alguma doença ou infecção. "Se estiverem quebradiças e sem brilho, veja se não é anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. Já se descamarem, pode ser sinal de falta de vitamina A no corpo. A carência de vitamina C também afeta a fabricação de queratina, deixando as unhas fracas", explica Miriam. Ficar atenta a esses sinais e dar um respiro às unhas (sem esmalte) pode ajudar.
A farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi, indica outros casos comuns: unha com linhas longitudinais escurecidas ou na cor azul-escuro pode ser falta de vitamina B12. Com coloração acinzentada, cutícula seca e engrossada, descamação intensa ao redor delas e linhas transversais bem acentuadas indica deficiência de zinco.
6 - Spray é melhor do que óleo secante?
Mito! O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extrabrilho, que adere melhor e ainda ajuda a fixar a cor do esmalte. (Fonte: Revista Shape)