Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Falsas expectativas

Simuladores de cirurgias plásticas são confiáveis?

Redação Bonde
02 set 2010 às 11:38

Compartilhar notícia

A tecnologia auxilia muito a cirurgia plástica, mas ela não é capaz de reproduzir fielmente o efeito obtido na prática - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na tentativa de antever os resultados das cirurgias plásticas, médicos e pacientes têm utilizado softwares que simulam "uma plástica virtual", que projetaria imagens com os resultados do procedimento a ser realizado. Assim, rinoplastias, cirurgias de aumento ou de redução de mamas e diversos outros procedimentos cirúrgicos "poderiam ter seus resultados avaliados", antes mesmo de sua realização.

Além dos softwares, que funcionam da mesma maneira que o Photoshop, simuladores mais modernos acoplados a câmeras digitais fazem projeções dos resultados da cirurgia em 3D. Segundo a empresa que o comercializa, com o equipamento "é possível visualizar o aumento dos seios com mais precisão e mostrá-lo à paciente em vários ângulos. Para isso, o médico acrescentaria informações sobre a prótese e o aparelho faria a projeção de como aquele modelo iria ficar, mostrando as fotos, do antes e do depois, colocadas lado a lado, para que a mulher consiga enxergar o resultado da cirurgia, muito próximo da realidade".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Há ainda um terceiro tipo de "pós-operatório virtual", onde o computador fornece imagens duplicadas dos pacientes, tiradas na hora por uma câmera digital de alta resolução. Com as duas imagens na tela, a segunda é modificada pelo médico com o auxílio de uma caneta-mouse e de ferramentas do sistema, "mostrando o que seria o resultado final da cirurgia plástica".

Leia mais:

Imagem de destaque
'Pesou' a mão?

Gkay abre o jogo sobre procedimentos estéticos

Imagem de destaque
Rotina de cuidados

Tranças africanas devem ser lavadas pelo menos uma vez na semana; veja outros cuidados

Imagem de destaque
Ama ou odeia?

SPFW dá adeus ao sutiã, tem mamilos à mostra e saia para homens como tendências

Imagem de destaque
Veja qual:

Beyoncé usa conjunto de top e saia de marca brasileira em casamento de ex-assistente pessoal


A expectativa ferida

Publicidade


A tecnologia auxilia muito a Medicina e a Cirurgia Plástica, "mas ela não é capaz de reproduzir fielmente o efeito obtido na prática. O resultado de boa parte das cirurgias plásticas não depende apenas da habilidade do cirurgião ou do desejo do paciente. É preciso levar em conta as características anatômicas de cada paciente, o tipo de pele, a quantidade de colágeno, a presença de flacidez e os hábitos de vida de cada um para fazer suposições sobre o resultado final de uma cirurgia. É impossível garantir que o efeito obtido por meio destes simuladores será o mesmo do pós-operatório. E o médico deve deixar isto bem claro para o paciente", defende Ruben Penteado, cirurgião plástico, diretor do Centro de Medicina Integrada.


Cabe ao cirurgião plástico avaliar se a transformação física proposta pela intervenção cirúrgica permitirá ao paciente alcançar plenamente a satisfação psicológica, levando-se em conta todas as conseqüências de um ato cirúrgico, como cicatrizes e a mudança de formas e contornos. "Sem a concretização desse elo, a cirurgia plástica teria um papel totalmente ineficaz. A expectativa do paciente quanto ao resultado deve ser cuidadosamente avaliada e coincidir com o que a cirurgia pode lhe oferecer concretamente. É esse um dos fatores determinantes no sucesso da intervenção cirúrgica", destaca Ruben Penteado.

Publicidade


A indução a crer em numa falsa expectativa – como os simuladores fazem – é perigosa. "O paciente que busca a cirurgia plástica deve ter sua fragilidade compreendida e atendida. Não é admissível se aproveitar dos sonhos de beleza de alguém. É preciso comprometimento do cirurgião plástico no momento em que acontece a venda de sua prestação de serviço", afirma o cirurgião plástico.


Hoje, podemos afirmar que a cirurgia plástica é um dos instrumentos da sociedade moderna para elevar a auto-estima e o bem-estar do indivíduo, fazendo com que ele conviva melhor com sua própria imagem.

Publicidade


Quando esta especialidade médica iniciou seus trabalhos, os cirurgiões não falavam em estética, bem-estar, beleza, pois a importância da auto-estima não era tão difundida socialmente. O discurso era reparar as deformidades. "Em meio ao atual processo de valorização social da auto-estima, o cirurgião plástico tem que estar atento aos excessos e às más indicações dos procedimentos cirúrgicos, que sempre devem ser evitados para o bem do paciente", diz o médico.


Por isto, além de uma boa formação técnica, o cirurgião plástico tem que contar com uma consistente formação ética. "O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que a cirurgia plástica é um tratamento médico, com limitações e riscos", esclarece o diretor do Centro de Medicina Integrada.

Serviço:
www.medintegrada.com.br
http://twitter.com/rubenpenteado
http://dicadebeleza.wordpress.com


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo